janeiro 17, 2016

Palácio de S.Bento



Quem não conhece o Palácio de S.Bento (antigo Convento)/Assembleia da República?
Mas antes de ali se instalarem os Frades Beneditinos (foi iniciada a sua construção em 1598) estiveram aqui, onde até há bem pouco tempo, funcionava o Hospital Militar.
Vamos conhecer a sua história:

"Curiosamente, numa terra em que um dos gostos é mudar (nomes, sítios, funções etc.) tem-se registado, através do tempo, uma razoável consonância em relação ao «Convento de S. Bento da Saúde» como sede do «Parlamento».
Vamos recuar uns séculos de história para desvendar de onde vinha este «Convento» transformado em «Palácio» e que, após obras sempre sucessivas, alberga os eleitos pela Nação.
Toda aquela encosta, que é hoje a «Calçada da Estrela» e imediações, estava, no século XVI, ocupada por duas grandes quintas: na parte de cima, encontrava-se a propriedade de «Luís Alter Andrade» e, na de baixo, a de «Antão Martines».
Entretanto, vieram os «Beneditinos» de «Tibães» para Lisboa, frades da "Ordem de S. Bento". Compraram uma parte da quinta de cima e lá edificaram um pequeno Convento, o de «Nossa Senhora da Estrela», (depois conhecido também como "Convento de S. Bento-o-Velho") no sítio onde actualmente se encontra (encontrava! frown emoticon ) o «Hospital Militar da Estrela». A primeira missa solene neste convento foi celebrada em 1573
Mas as instalações eram pequenas para as ideias dos beneditinos. Em 1596, era comprada a quinta do «Antão Martines». O povo chamava ao sítio de «Quinta da Saúde», pelo facto de ali se ter instalado, por volta de 1570, uma espécie de hospital para recolher os doentes atingidos pela peste. Assim, o novo Convento, que logo começou a ser erguido, passou a ser chamado de «S. Bento da Saúde»."
(APS - Ruas de Lisboa com Alguma História)
Imagem: 1941 - Foto de Eduardo Portugal ("Convento de Nª. Srª. da Estrela", depois conhecido também como "Convento de S. Bento-o-Velho")