janeiro 31, 2016

A escrita encantatória de Matilde Rosa Araújo...


A coletânea O Menino dos Pés Frios, dos Livros Horizonte, traz-nos nove contos daquela a quem chamavam a “fada-madrinha”, ilustrados agora por Ana Afonso

Para nós, os mais crescidos, é como pegar num pedaço de memórias, este livro. Para eles, os mais novos, será a descoberta de uma encantadora linguagem que não estão muito habituados a encontrar nas suas leituras. O Menino dos Pés Frios, editado em dezembro pelos Livros Horizonte, é uma seleção de textos da coletânea de Matilde Rosa Araújo O Sol e o Menino dos Pés Frios, publicada pela primeira vez em 1972. Nove contos, classificados agora para meninos dos seis aos nove anos, que são verdadeiros clássicos da literatura portuguesa para os mais novos, escritos por aquela a quem chamavam a “fada-madrinha”. Regressar aos textos de Matilde Rosa Araújo é recordar como a escritora, que deixou livros de contos e de poesia para adultos e para crianças, rompeu com os estereótipos da literatura infantil em pleno Estado Novo. Nas suas histórias sempre falou, sem pudores, de pobreza, tristeza, lágrimas, mas também de risos, felicidade, esperança e de sonhos, da morte e da vida, do amor e da amizade, da infância e da velhice.
Tudo isso está nesta coletânea O Menino dos Pés Frios, cheia de maravilhosas personagens: o menino dos pés frios, que entrou numa casa muito grande, “com um teto altíssimo, nem sempre azul” e aí encontrou uma mulher a chorar a um canto; a boneca Januária, vinda de Paris, com “caracóis miudinhos, de um louro muito seco”, “olhos azuis, como miosótis espantados”, barriguinha, vestido de seda salmão e botas de carneira; o Pintarroxo, o gato-pássaro, e a vovó de Nina, sempre com as suas pantufas de pelúcia cor de morango; a velha Dona Balbina, com o seu “chapéu de palha preta com cerejas vermelhas, num molho posto do lado esquerdo”, onde pousam os pardais; a menina que lê um livro de poemas debaixo de uma laranjeira (“Poema, poema, porque rio? Poema, poema, porque choro também?”); o grilo que canta na noite de Barcelona e se ouve quando a luz do semáforo fica vermelha, lembrando “esta capacidade de todos nos entendermos, de todos sermos irmãos, amigos”; o rapaz de “calças da cor dos montes” e de “blusa da cor do Sol”, que foi ver o mundo num navio, e voltou à praia, para junto da mãe; os irmãos Maria e Joaquim, a descobrirem um tesouro escondido numa velha casa abandonada no meio do bosque; a doce mãe “gare”, a ver partir e chegar os seus filhos comboios. E as palavras de Matilde Rosa Araújo a levarem-nos para longe a imaginação, verdadeira poesia em forma de contos para crianças.
A acompanhá-las, nesta edição dos Livros Horizonte, estão as delicadas ilustrações de Ana Afonso, traços de lápis de cor que, por vezes, parecem apenas esboços – e que nos trazem também à memória os desenhos de Maria Keil, que, em tantos livros, fizeram parceria com os textos de Matilde Rosa Araújo. “E que todos sejam muito, muito felizes!”, termina a escritora um dos seus contos. É isso mesmo.
O Menino dos Pés Frios > De Matilde Rosa Araújo, com ilustrações de Ana Afonso > Livros Horizonte > 56 págs. > €14,90