fevereiro 17, 2016

Poema de MANUEL ALEGRE




    MANUEL ALEGRE, in LIVRO DO PORTUGUÊS ERRANTE (Pub. Dom Quixote, 2009)

    UM NOME ESCRITO NO TEMPO

    Teu nome antes mesmo do caderno
    teu nome na negra lousa eu o escrevi
    eu o escrevi e apaguei e se perder e renasceu
    teu nome efémero teu nome eterno
    teu nome onde eras tu mesmo sem ti
    teu nome eu o escrevi eu o perdi
    teu nome que saiu das folhas para o mundo
    apesar da tinta que lentamente esmaeceu
    teu nome eu o escrevi e se inscreveu
    de tal modo dentro de mim tão fundo
    que já não seu se és tu ou eu.

    Teu nome em toda a parte eu o escrevi
    nas árvores nas águas nas areias
    no caderno e na lousa o andei compondo
    nop sangue que circula nas minhas veias
    teu nome eu o perdi eu o perdi
    e quando chamo eu mesmo é que respondo