fevereiro 01, 2016

Anarquismo por Fernando Pessoa

Quanto mais cresço, menos sou eu. Quanto mais me encontro, mais me perco. Quanto mais me sinto mais vejo que sou flor e ave e estrela e Universo. Quanto mais me defino, menos limites tenho. Transbordo Tudo. No fundo sou o mesmo que Deus.
Porque Afonso Henriques existiu, eu sou. Porque Nun'Álvares combateu, existo. Seria outro - não serei, portanto - se Vasco da Gama não tivesse achado o Caminho da Índia nem Pombal tivesse governado (...) anos.
Shakespeare é parte de mim. Para mim trabalhou Cromwell quando arquitectou a Inglaterra. Ao ganhar com Roma, Henrique Oitavo fez-me ser hoje o que eu sou.
Para mim pensou Aristóteles e cantou Homero. Neste sentido místico e profundo deveras (...), Cristo morreu por mim. Um místico índio que eu não sei se existiu, há 2000 anos colaborou no meu ser actual. Pregou moral Confúncio à minha presença de hoje. O primeiro homem que achou o fogo, o que inventou a roda, o primeiro que ideou a seta - se hoje eu sou eu é porque eles existiram.
Ler todo o artigo:
http://portaldaliteratura.com/textos-de-autores.php?texto=11

Rua do Arsenal, uma história política do século XX

 

Pela rua passaram um rei morto e um príncipe moribundo, vítimas de atentado. Depois foi testemunha do nascimento da república, cujos altos e baixos subiram e desceram aquela artéria da capital. Conheça o século XX da Rua do Arsenal.

A rua do Arsenal nasceu do novo traçado da Lisboa pós terramoto de 1755 e o facto de passar junto ao arsenal da Marinha da guerra deu-lhe o nome.
No século XX a rua seria espaço central no desenrolar de vários momentos da história de Portugal.
Em 1908 foi junto dela que se assistiu ao regicídio e por ela passaram o cadáver do monarca, D. Carlos, e o moribundo príncipe herdeiro, Luís Filipe.
Dois anos depois foi do balcão da Câmara Municipal de Lisboa, virada para a rua, que José Relvas anunciou a implementação da República.
Do arsenal da marinha saíram armas que combateram golpes e contragolpes que deram história à república e ao Estado Novo. Seria também ali que se testemunharia um dos mais importantes momentos da revolução que implantou a democracia.
- See more at: http://ensina.rtp.pt/artigo/rua-do-arsenal-uma-historia-politica-do-seculo-xx/#sthash.jHD2SxWe.dpuf