maio 07, 2016

Resenha: “Olhai os lírios do campo” de Érico Veríssimo

De que serve construir arranha- céus se não há mais almas humanas para morar neles? (…) E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu. (Trecho da carta de Olívia para Eugênio)
 
 A literatura imita a vida. Essa é uma história de amor e desamor, de conflitos interiores e familiares, que muitos irão se identificar.
Quando o interesse, o medo, a baixa auto- estima, a ganância, a covardia tomam decisões ao invés do coração, da alma, da intuição e do amor– o fracasso é certeiro. Isso é o que aconteceu com Eugénio, o protagonista dessa história– o “Genoca”, na infância.
“Olhai os lírios do campo” é um clássico da literatura brasileira modernista com um título poético, que recorda um trecho da Bíblia (Mateus 6,24-34), que é um resumo perfeito para a história de um materialista que estragou o presente por medo do futuro:
Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos preocupeis, dizendo: ‘Que comeremos, que beberemos, ou que vestiremos?
Érico Veríssimo (Cruz Alta, 17/12/1905 – Porto Alegre, 28/11/1975) publicou “Olhai os lírios do campo”, seu quinto romance, em 1938. O primeiro, “Clarissa” (1933), eu quero reler em breve. “O tempo e o vento” (em três partes, escritos entre 1949 e 1962), “O resto é silêncio” (1943) e também “Incidente em Antares” (1971), foram obras que viraram minisséries na tv (algumas para o cinema também), talvez as mais conhecidas. No Brasil, os autores ficam “populares” quando suas obras vão para a televisão, literatura não é popular, o brasileiro está muito distante de ser um povo leitor.
Erico-Verissimo--Leonid_Streliaev

Memorial Erico Verissimo - Fotos do Érico Veríssimo FOTO: Leonid Streliaev
olhai
Veríssimo, Érico. Olhai os lírios do campo. Clube do Autor, Lisboa, 2014. Páginas: 376