maio 05, 2016

Dia da Espiga

Dia-da-Espiga

Hoje é Dia da Espiga e, portanto, feriado em Anadia. A tradição manda que, nesta Quinta-Feira da Ascensão (segundo o calendário cristão), as pessoas saiam para o campo a apanhar a espiga, um raminho que inclui a dita, de trigo, bem como flores silvestres, como papoilas, malmequeres ou flor de romãzeira, e um raminho de oliveira.

O Dia da Espiga  terá uma origem pré-cristã e marca, de certa forma, o início da época das colheitas. Os ramos da espiga são simbólicos da fecundidade da terra e da alegria de viver: as espigas, geralmente de trigo, simbolizam a abundância, as papoilas, rosas, margaridas e malmequeres, a beleza, e o ramo de oliveira, a paz. Este ramo, em número de combinações variáveis conforme as localidades, pendura-se dentro de casa e aí se conserva durante um ano, até ser substituído pela “espiga” do ano seguinte.

Crê-se que este costume tenha as suas raízes num antigo ritual cristão que consistia na bênção dos primeiros frutos, mas as suas características fazem-no adivinhar origens mais remotas, muito provavelmente em antigas tradições pagãs associadas às festas em honra da deusa Flora que ocorriam por esta altura.