maio 18, 2016

Detalhes... A magia da Serra da Estrela…O vale Glaciar do Zêzere…

O Vale Glaciar do Zêzere, um dos maiores da Europa, corresponde à língua glaciaria de maior dimensão da Serra da Estrela, atingindo os 13Km de extensão.
Maravilhosa dádiva da Natureza e, ao mesmo tempo, uma lição a céu aberto sobre os vestígios da última época de glaciação, há milhares de anos.
Pode ser facilmente observado o local em que o glaciar ultrapassava a zona da atual vila de Manteigas, tendo-se dissolvido a cerca de 680m de altitude.
O enorme comprimento do vale glaciário deve-se ao facto de ter sido alimentado pelas línguas da Nave de Santo António, Covão da Ametade, Candieira e Covões, progressivamente.
A espessura da Língua de gelo atingia na parte montante do vale cerca de 300m, o que pode ser confirmado pela existência de moreiras na Lagoa Seca.
Na sua forma de «U», ostenta inigualáveis belezas geológicas, como as austeras rochas graníticas dos Cântaros, Magro, Gordo e Raso (a 1.928 metros de altitude) e reservas biogenéticas de elevado valor natural e paisagístico.
(40°19'26.98"N 07°34'36.48"W) Vale Glaciar do Zêzere - Manteigas - Covilhã - Serra da Estrela -Beira Interior - Portugal