março 07, 2015

Pontes fantásticas em Portugal com grandes apontamentos de História e de Arte...

As 5 pontes mais fantásticas de Portugal

À volta do mundo, existem alguns lugares mágicos, que parecem ter saído de um conto de fadas ou do cenário de um filme. Em Portugal, também existem lugares incríveis, como praias ao longo do extenso litoral ou praias fluviais de águas frescas, jardins a não perder ou belas cascatas.
Aqui fica uma seleção de pontes fantásticas que podem ser encontradas em Portugal:

1. Ponte romana de Trajano
Erguida em sólido e duro granito transmontano, a antiga Ponte de Trajano, sobre o leito do Rio Tâmega, ligava ambas as margens da importante civitas romana de Aquae Flaviae, correspondente à moderna cidade de Chaves. Esta ponte romana foi uma importante obra de engenharia do eixo viário que estabelecia a ligação entre Bracara Augusta (Braga) e a cidade espanhola de Astorga.

2. Ponte da Mizarela
A Ponte da Mizarela localiza-se sobre o rio Rabagão, a cerca de um quilómetro da sua foz no rio Cávado, na freguesia de Ruivães, concelho de Vieira do Minho, distrito de Braga, em Portugal. Liga as freguesias de Ruivães à de Ferral, no concelho de Montalegre. Está implantada no fundo de um desfiladeiro escarpado, assente sobre os penedos e com alguma altitude em relação ao leito do rio, sendo sustentada por um único arco com cerca de 13 metros de vão.

3. Ponte de Ucanha
Esta ponte fortificada constituia a entrada monumental no couto do Mosteiro de Salzedas. A torre servia de cobragem de portagem, defesa e armazenamento de produtos. A função militar era secundária, não existindo ameias no topo. A sua existência já vem documentada no século XII. D. Afonso Henriques doou, em 1163, à viúva de Egas Moniz, Teresa Afonso, o couto de Algeriz, acrescentando-lhe o território de Ucanha. A ponte deve ter sido construída pelos romanos, no seguimento de uma estrada que passava ali perto.

4. Ponte medieval do Rio Sabor
A ponte de xisto, construída sobre o rio Sabor, baseia-se em três arcos, ligeiramente apontado, com exceção de um, que tem um arco prostrado, talvez por causa de obras de restauração. A área do convés tem sido alvo de reconstruções recentes.

5. Ponte Medieval de Alvoco das Várzeas
Ponte gótica com dois arcos, um redondo e outro em ogiva e tabuleiro de dois tramos, em cavalete de inclinação acentuada. Designada popularmente como romana, trata-se no entanto de uma construção gótica do século XVI.