março 07, 2015

Dia Internacional da Mulher

A Biblioteca Escolar deseja a todas as Senhoras Professoras um feliz dia!

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se celebra todos os anos a 8 de março, o Pavilhão do Conhecimento inaugura nesse dia uma exposição de fotografia, Mulheres na Ciência, dedicada a 20 cientistas portuguesas com trabalho relevante na sua geração e área de pesquisa.
"Portugal é um dos países da Europa onde é maior a percentagem de mulheres que se dedicam à investigação e esse facto não é estranho aos excelentes resultados que a ciência e a tecnologia portuguesas têm alcançado nas últimas duas décadas, com muitas investigadoras portuguesas a merecer altas distinções internacionais. (...) Em Portugal, 46% dos investigadores são mulheres"

                                                    Exposição de fotografia

No Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, a Ciência Viva homenageia as Mulheres na Ciência com a inauguração de uma exposição de fotografia composta por 20 retratos de 20 cientistas portuguesas de diferentes gerações que são uma referência nas suas áreas de investigação.

Mulheres na Ciência é uma homenagem às mulheres cientistas portuguesas. Portugal é um dos países da Europa onde é maior a percentagem de mulheres que se dedicam à investigação e esse facto não é estranho aos excelentes resultados que a ciência e a tecnologia portuguesas têm alcançado nas últimas duas décadas, com muitas investigadoras portuguesas a merecer altas distinções internacionais. Apesar desta situação, há ainda caminho a percorrer para que o talento de todas as jovens portuguesas que aspiram a dedicar-se profissionalmente a estas áreas possa ser aproveitado e premiado. Esperamos que a motivação destas Mulheres na Ciência possa inspirar jovens a seguir a sua vocação e inspirar-nos a todos a  investir num mundo melhor. Em Portugal, 46% dos investigadores são mulheres.

Os 20 retratos que iniciam esta mostra são da autoria de Luísa Ferreira, que fotografou
Mara Freire (engenheira química),
Joana Vaz Pais (economista),
Maria Fernanda Rollo (historiadora),
Mónica Bettencourt-Dias (bióloga),
Teresa Summavielle (neurocientista),
Elvira Fortunato (engenheira microelectrónica),
Raquel Seruca (oncobiologista),
Maria de Sousa (imunologista emérita),
Ana Simões (historiadora das ciências),
Perpétua Pinto-do-Ó (bióloga),
Irene Pimentel (historiadora),
Catarina Resende Oliveira (neurocientista),
Maria Arménia Carrondo (cristalógrafa),
Carlota Simões (matemática),
Maria do Carmo Fonseca (bióloga molecular),
Isabel Trancoso (engenheira electrotécnica),
Teresa Paiva (médica),
Helena Freitas (ecóloga),
Maria Mota (bióloga) e
Teresa Lago (astrónoma).
A exposição estará patente no Pavilhão do Conhecimento durante um ano com mais rostos e histórias de sucesso. O projecto culminará com a publicação de um livro, em Março de 2016.