MUSEU NACIONAL DE GRÃO VASCO
Prato
Séc. XVII
Faiança branca vidrada
Prato
Séc. XVII
Faiança branca vidrada
Prato fundo rodado e moldado, de forma circular, em faiança branca vidrada e decorada a azul, com contornos a manganês.
A aba larga é decorada com “aranhões” e elementos florais, enquanto que o fundo do prato apresenta uma figura feminina, adornada no pescoço com um colar de contas e pingente.
Evocando a Expansão Portuguesa no Oriente, a faiança nacional dos séculos XVII e XVIII revela um acentuado gosto pelas porcelanas chinesas, identificáveis não só pelo uso dos azuis de cobalto ou manganês sobre vidrado branco, mas sobretudo pelo sistema decorativo. Influenciadas por estas porcelanas, as faianças portuguesas repetem não só as cores, mas sobretudo os modelos decorativos em associação a ornamentos ocidentais, como os brasões de armas, símbolos religiosos, cenas mitológicas, figuras, etc.
A aba larga é decorada com “aranhões” e elementos florais, enquanto que o fundo do prato apresenta uma figura feminina, adornada no pescoço com um colar de contas e pingente.
Evocando a Expansão Portuguesa no Oriente, a faiança nacional dos séculos XVII e XVIII revela um acentuado gosto pelas porcelanas chinesas, identificáveis não só pelo uso dos azuis de cobalto ou manganês sobre vidrado branco, mas sobretudo pelo sistema decorativo. Influenciadas por estas porcelanas, as faianças portuguesas repetem não só as cores, mas sobretudo os modelos decorativos em associação a ornamentos ocidentais, como os brasões de armas, símbolos religiosos, cenas mitológicas, figuras, etc.