setembro 23, 2015
Aula de História sobre a Educação Ateniense
"Logo que a criança começa a compreender o que lhe dizem, a ama, a mãe, o pedagogo e até o próprio pai se esforçam para que ela se torne o mais perfeita possível. […] Depois, mandam-na à escola […]. Os mestres, por sua vez, empenham-se nisso e, depois de elas aprenderem as letras e serem capazes de compreender o que se escreve, […] obrigam-nas a decorar esses poemas, nos quais se encontram muitas exortações, e também muitas digressões, elogios e encómios da valentia dos antigos, a fim de que a criança se encha de emulação, os imite e se esforce por ser igual a eles. […] Depois de saberem tocar bem os instrumentos de música […] tornando-as mais sensíveis ao ritmo e à harmonia, aprendem obras dos grandes poetas líricos, que executam na cítara. Enviam-na também aos professores de ginástica a fim de possuir melhores condições físicas, para poder servir a um espírito são. Depois de estarem livres da escola, o Estado, por sua vez, obriga-as a aprenderem as leis e a viverem de acordo com as leis."
Platão, Protágoras, séculos V-IV a. C