abril 15, 2015

Aqui estiveram presentes 2 alunos em concurso e 15 alunos amimando o sarau...

    1.  
      2015.04.10
      Concurso Intermunicipal de Leitura
      Fase Municipal - Anadia

      ANADIA APUROU JOVENS FINALISTAS PARA CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA

      Decorreu, na noite do passado dia 10 de abril, no Cineteatro Anadia, a fase municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), que apurou os quatro alunos que irão representar Anadia na grande final do certame.
      Este concurso, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), pretende fomentar o prazer de ler e o desenvolvimento de competências dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) ao Ensino Secundário, das redes pública e privada dos onze municípios da comunidade. Em Anadia, contou com a participação de representantes de todos os estabelecimentos de ensino do concelho, tendo sido apurados, na primeira fase, os 22 finalistas que disputaram agora esta fase municipal. Neste segundo momento do CIL, os participantes prestaram provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino: O segredo do rio, de Miguel Sousa Tavares (1º CEB), Silka, de Ilse Losa (2º CEB), Dentes de Rato, de Agustina Bessa-Luís (3º CEB) e As intermitências da morte, de José Saramago (Ensino Secundário).
      Foram, assim, apuradas para representar Anadia na final do Concurso Intermunicipal de Leitura as alunas Rita Ferreira, Maria Cara D’Anjo e Maria Torres, do 1º, 2º e 3º CEB, respetivamente, todas do Colégio Nossa Senhora da Assunção (CNSA), e, no Ensino Secundário, Margarida Pereira, aluna da Escola Secundária de Anadia, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Anadia (AEA). Os suplentes serão, no 1º CEB, Martim Gaio (CNSA) e Gonçalo Gomes (AEA – Centro Escolar de Arcos), no 2º CEB, Inês Carmo (CNSA) e Miguel Rocha (Salesianos de Mogofores), no 3º CEB, Leonor Silva (CNSA) e Beatriz de Almeida (AEA – Escola Secundária de Anadia), e, no Ensino Secundário, Sabrina Costa (AEA – Escola Secundária de Anadia) e Rodrigo Rosmaninho (CNSA).
      Para o júri desta segunda fase do CIL, a Câmara Municipal de Anadia convidou o escritor António Vilhena, a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Isabel Nina, e a bibliotecária municipal, Sónia Almeida.
      Neste evento, organizado pela Câmara Municipal de Anadia, participaram ainda alunos do Agrupamento de Escolas de Anadia, do Colégio de Nossa Senhora da Assunção e dos Salesianos de Mogofores, que brindaram a plateia com diversos momentos de música, de canto e de dança.
      Promover o prazer de ler e estimular, nos jovens, o desenvolvimento de competências no âmbito da leitura, durante o seu percurso escolar, é o lema desta iniciativa e um compromisso social ao qual o Município de Anadia se vinculou e cuja expressão mais visível é a Rede de Bibliotecas de Anadia. O Município de Anadia pretende que os seus jovens recebam a melhor formação possível, ciente de que só assim se pode almejar contribuir para a construção de uma cidadania mais participada e consciente. Para Maria Teresa Cardoso, Presidente da autarquia, o Município de Anadia “empenha-se nos setores da Educação e da Cultura, vetores essenciais do desenvolvimento socioeconómico do nosso concelho, da nossa região e do nosso país. Fazemo-lo já e queremos continuar a fazê-lo. O evento de hoje é uma de entre muitas ações que realizamos nesse sentido”.
      A final do Concurso Intermunicipal de Leitura, que juntará os representantes dos 11 municípios da CIRA, está agendada para o próximo dia 30 de maio, pelas 14h00, no Centro Cultural de Ílhavo.