abril 22, 2015

A escritora Ilse Losa, uma das autoras das Metas Curriculares de Português...

Ilse Losa
Nascida numa aldeia perto de Hanôver na Alemanha a 20 de março de 1913, frequentou o liceu em Osnabrück e Hildesheim e mais tarde um instituto comercial em Hanôver.
Ameaçada pela Gestapo de ser enviada para um campo de concentração devido à sua origem judaica, abandonou o seu país natal em 1930 com a mãe e seus irmãos Ernst e Fritz. Deslocou-se primeiro para Inglaterra onde teve os primeiros contactos com escolas infantis e com os problemas das crianças. Chegou a Portugal em 1934, tendo-se fixado na cidade do Porto, onde casou em 1935 com o arquitecto Arménio Taveira Losa, tendo adquirido a nacionalidade portuguesa.
Em 1943, ano em que nasceu a sua primeira filha, Margarida Lieblich Losa, publicou o seu primeiro livro “O mundo em que vivi” e desde essa altura, dedicou a sua vida à tradução e à literatura infanto-juvenil, tendo sido galardoada em 1984 com o Grande Prémio Gulbenkian para o conjunto da sua obra dirigida às crianças. Em 1998 recebeu o Grande Prémio de Crónica, da APE (Associação Portuguesa de Escritores) devido à sua obra À Flor do Tempo. Colaborou em diversos jornais e revistas, alemães e portugueses, está representada em várias antologias de autores portugueses e colaborou na organização e traduziu antologias de obras portuguesas publicadas na Alemanha.
A 9 de Junho de 1995 foi feita Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.