fevereiro 04, 2015

Uma excelente prática reconhecida em Lisboa...Parabéns!

Lisboa > Fundação Calouste Gulbenkian
A Presidente da Câmara com o certificado “Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social”, no âmbito do Projeto MIES, atribuído ao projeto "Leituras sem Idade" da Câmara Municipal de Anadia
O projeto “Leituras sem Idade”, da Câmara Municipal de Anadia, foi distinguido com a certificação “Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social”, no âmbito do Projeto MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal, em cerimónia que decorreu no passado dia 21 de janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Promovido no âmbito do serviço da Biblioteca Municipal de Anadia, “Leituras sem Idade” foi certificado como Projeto ES+ e reconhecido como uma iniciativa de referência a nível nacional e internacional. O reconhecimento foi feito pelo MIES, “um projeto de investigação, que tem como objetivo mapear iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social no Norte, Alentejo e Centro do País utilizando como base a metodologia ES+”. Esta metodologia “foi desenvolvida pelo IES - Social Business School com o propósito de identificar iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social, considerando empreendedorismo social como um processo de procura de soluções inovadoras e sustentáveis para a resolução de problemas importantes e negligenciados da sociedade. Distingue-se por ser uma metodologia de proximidade, envolvendo um contacto muito próximo com cada região, através de entrevistas a pessoas locais e inquéritos aprofundados a iniciativas identificadas”. Esta ação pretende também divulgar e disseminar, a nível nacional e internacional, os projetos distinguidos, contribuindo, assim, para o crescimento e o aumento de um novo setor de inovação e empreendedorismo social, posicionando, assim, Portugal como país pioneiro na União Europeia no reconhecimento, estudo, divulgação e disseminação de boas práticas e casos de sucesso nacionais de projetos inovadores, sustentáveis, replicáveis e de forte impacto social.
O projeto “Leituras sem Idade” foi avaliado em quatro fases distintas, tendo sido, na última delas, apresentado a um conselho académico e científico, composto por investigadores nacionais e internacionais de universidades de referência, que o elegeram como Projeto ES+. Dos cerca de quatro mil projetos avaliados, apenas foram distinguidos dois desenvolvidos por serviços municipais de biblioteca, permitindo o da Biblioteca Municipal de Anadia dar visibilidade e reconhecimento ao trabalho que o Município de Anadia vem desenvolvendo no âmbito do apoio ao idoso vulnerável e combate ao isolamento psicológico. Trata-se de um modelo de intervenção que pretende dignificar e valorizar os idosos que estão institucionalizados e as suas histórias de vida, dando-lhes espaço e voz e promovendo a sua estimulação cognitiva a partir da leitura. Um grupo de idosos por cada instituição (6-15 utentes/grupo) vai à biblioteca uma vez por mês para sessões de 60 a 90 minutos: depois da leitura de um texto (poema, conto, notícia, ...), lança-se o mote para que os idosos possam refletir e expor as suas experiências de vida. Este projeto, baseado na leitura, pretende ter um efeito terapêutico, pois permite a expressão de vivências e sentimentos muitas vezes recalcados ao longo da vida. A oportunidade de falarem sobre a sua vida (mágoas, alegrias) funciona como catarse e permite-lhes “lavarem” a sua alma. O projeto envolve 18 instituições e 18 grupos de idosos, num total de 270 idosos.
O anúncio dos projetos certificados foi feito numa cerimónia que decorreu em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, onde esteve presente Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, que recebeu o certificado Projecto ES+ atribuído à Biblioteca Municipal de Anadia.
O projeto MIES é desenvolvido pelo IES – Social Business School e pelo IPAV – Instituto Padre António Vieira”, e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação EDP e do Programa Operacional de Competitividade - Compete. O projeto tem como parceiros nacionais o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e a RHmais, e parceiros internacionais a SIX - Social Innovation Exchange, e o Euclid Network.