dezembro 01, 2014

XIX Prémio Escolar Prof. Doutor Manuel Rodrigues Lapa


XIX Prémio Escolar Prof. Doutor Manuel Rodrigues Lapa
Anadia > Cineteatro Anadia
A cerimónia de entrega do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, promovido pela Câmara Municipal de Anadia, está marcada para as 16h30 do próximo dia 17 de dezembro, e decorrerá no Cineteatro Anadia, tendo como ponto alto a revelação dos nomes dos alunos das escolas do concelho com melhor aproveitamento no ano letivo 2013-2014.
Esta 19ª edição mantém o regulamento aprovado em 2013, que aumentou o número de galardões a atribuir aos alunos que concluíram, no passado ano letivo, os 2º e 3º ciclos do ensino básico e o ensino secundário nas escolas do concelho. Assim, o Prémio vai distinguir três alunos por escola e por ciclo de ensino (1º prémio e duas menções honrosas), premiando seis alunos da Escola Básica N.º 2 de Vilarinho do Bairro (2.º e 3.º ciclos), nove alunos da Escola Básica e Secundária de Anadia (2.º e 3.º ciclos e secundário), seis alunos do Colégio Salesiano S. João Bosco de Mogofores (2.º e 3.º ciclos), e nove alunos do Colégio de Nossa Senhora da Assunção – Famalicão (2.º e 3.º ciclos e secundário).
Criado em 1996, pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, o Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa destina-se a homenagear o filólogo anadiense e a distinguir os alunos com melhor aproveitamento escolar no final dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário das escolas de Anadia.
Nesta edição, será ainda evocado José Luciano de Castro, estadista a autarquia vem homenageando neste ano em que passam 100 anos sobre a data da sua morte. Recorde-se que a família do conselheiro teve um papel preponderante na educação de Manuel Rodrigues Lapa, a quem reconheceu invulgares capacidades e apoiando, por isso, os seus estudos e a sua ida para a Casa Pia de Lisboa. Sobrinho de um funcionário do Palacete Seabras de Castro, Lapa tornou-se, desde tenra idade, visita assídua da casa do estadista, assim nascendo uma forte relação de amizade com a sua família, que perdurou até à morte das duas filhas de José Luciano. Rodrigues Lapa pôde, assim, contactar com um ambiente cultural a que, de outra forma, dificilmente teria acesso, bem como frequentar a biblioteca do estadista, onde terá tido origem o seu particular fascínio pelos livros, que o levou, em 1920, no início da carreira profissional, a ocupar o cargo de sub-bibliotecário na Biblioteca Nacional de Lisboa.