dezembro 14, 2014

O Investigador Henrique Leitão venceu o Prémio Pessoa

O Investigador Henrique Leitão venceu o Prémio Pessoa.
O prémio é de 60 mil euros e reconhece a intervenção de uma personalidade portuguesa na vida cultural e científica do país.
O Prémio Pessoa 2014 foi atribuído ao investigador Henrique Leitão, investigador no Centro Interuniversitário da História das Ciências e Tecnologia, conforme anunciou esta sexta-feira o presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra. O prémio, que conta já com 28 edições, pretende reconhecer a intervenção de uma personalidade portuguesa na vida cultural e científica do país.
Com 50 anos completos há pouco mais de um mês, o físico têm dedicado os últimos anos à investigação da história da ciência em Portugal. “Um interesse antigo, que se foi intensificando depois de finalizar o doutoramento”, contou ao Observador Henrique Leitão, acrescentando que se dedica a esta área a tempo inteiro desde 2002. Trabalhando na história da ciência como um todo, sobretudo nos séculos XV, XVI e XVII, o investigador valoriza sobretudo a história portuguesa. “O passado científico português é muito mais vivo do que se pensa.”