Título: | Maneiras de ler que nos fazem crescer : estratégias de promoção da leitura em voz alta |
Autor: | Silva, Ana Cláudia Pereira da |
Orientador: | Silva, Sara Raquel Reis da |
Data: | 2013 |
Resumo: | A competência leitora é uma capacidade de extrema importância para o desenvolvimento
cognitivo, ao nível do pensamento e do espírito crítico de cada indivíduo, e na aquisição de outras
competências associadas, como a escrita e a oralidade. Desta última salienta-se, em contextos de 1º
ciclo, a grande dificuldade a que se assiste no que diz respeito aos alunos e à sua forma de lerem e se
expressarem em voz alta. Neste trabalho, reflete-se acerca da problemática em torno da leitura em voz
alta, bem como do modo como este tipo de leitura auxilia os alunos a desenvolverem/melhorarem a sua
capacidade leitora, através de estratégias utilizadas durante o ato leitor.
A presente investigação resultou do período de estágio pedagógico, realizado na Escola Básica da
Eira Velha, em Braga, durante o ano letivo de 2012/2013, e integra-se no Mestrado em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido na Universidade do Minho. De forma a
promover (e desenvolver) a prática mais frequente da leitura em voz alta em contexto de sala de aula.
Procurei apurar de que forma esta modalidade da leitura auxilia os alunos no desenvolvimento e
aperfeiçoamento das suas próprias capacidades leitoras. Decidi trabalhar este domínio incluindo o
recurso a estratégias de leitura, que permitissem uma maior abertura e participação dos intervenientes no
estudo, ao mesmo tempo que tentei abranger todas as áreas curriculares. Intentei treinar e incentivar a
leitura em voz alta através de vários exercícios planificados (conjuntamente e sob alguma orientação da
professora cooperante e titular de turma), como leituras de vários tipos de texto, através de estratégias
que levassem os alunos a treinar aspetos como a postura, a colocação da voz, a concentração, entre
outros, e ainda algumas atividades práticas mais concretas que conduziram os alunos a demonstrar as
suas evoluções, como uma peça de teatro e uma apresentação formal ao resto da escola.
Por fim, pretendi fazer uma breve referência às avaliações, explicitando o processo, o tipo e a
natureza dos instrumentos utilizados, salientando de que forma este processo me auxiliou no meu
desenvolvimento pessoal e (futuro) profissional. Concretizei, também, uma reflexão de todo o estudo e
trabalho desenvolvido, refletindo criticamente acerca das minhas evoluções e dificuldades enquanto
estagiária. Assim, neste relatório final de estágio, foca-se a promoção da leitura em voz alta em contexto
de sala de aula, tendo em conta todos os contributos que a mesma pode proporcionar aos discentes que a
ela recorram. The reading competence is an ability of extreme relevance to the cognitive development at the levels of thought and critical capacities of each individual and in the acquisition of associated skills such as writing and speaking. On speaking it is important to mention that, in elementary educational contexts, the main difficulties that students express are connected with reading and with expressing themselves towards an audience, in a speech situation, for instance. In this report, I reflect not only about the issues connected with reading out loud, but also about its effectiveness on helping students to improve their reading skills, through strategies during the reading activities. The present investigation is the result of a period in a supervised teaching practice, which was developed in Escola Básica da Eira Velha, in Braga, during the year 2012/2013 and it is integrated in Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, a Universidade do Minho graduation. In order to promote (and develop) a more frequent out loud reading in classes, I seeked investigatives methods in which this modality of reading could help students to perfect their reading skills. Furthermore, I tried to work this specific domain by including on my working plan reading strategies that could allow a wider opening and participation from children, and at the same time I tried to coordinate it with all the curricular areas. In addition, I also attempted to train and motivate students to read out loud, through planned activities designed in coordination with the class and supervisor teachers, for example by offering a wide variety of texts, through strategies that lead students to pay attention to aspects such as posture, voice collocation, concentration, among other techniques. My intervention also included some other practical activities aimed specifically for students to demonstrate their progress as the final theatre play that the class organized and a final formal presentation to the school members. Finally, I intended to make a brief reference to evaluations, explaining the process, type and nature behind the used instruments, exposing the reasons why this process helped me through my initiation, as a future professional and teacher. This report also integrates a reflection of the whole study and work developed, reflecting critically on my progresses and my lacks, as a trainee. Therefore, in this report it is discussed issues such as promotion of reading out loud skills, in the class context, analyzing the contribution it may represent to teachers who intend to explore it. |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |