setembro 30, 2017

SOBE • Saúde Oral, Bibliotecas Escolares


SOBE - Saúde Oral, Bibliotecas Escolares
“ (…) Estava precioso: tinha fígado e tinha moela: o seu perfume enternecia: três vezes fervorosamente, a ataquei aquele caldo. – Também lá volto! - Exclamava Jacinto com uma convicção imensa. – É que estou com uma fome…
Santo Deus! Há anos que não sinto esta fome (…)”.
Eça de Queirós. “A Cidade e as Serras”.

Na sequência do desenvolvimento do Programa de Prevenção da Saúde Oral, o Projeto SOBE definiu como objetivo central conceber e executar estratégias de promoção da leitura e da escrita, bem como, através das suas Bibliotecas, aumentar a qualidade da divulgação e da informação no universo das escolas.
O SOBE envolve as 2370 bibliotecas escolares e, aproximadamente, 1 milhão de crianças.
Em dois anos conseguiu-se, em meio escolar, nas 5 regiões de saúde do território continental de Portugal (Norte, Centro, Lisboa Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), implementar a escovagem em pelo menos 149.243 crianças. Foram criados mais de 970 projetos transversais de saúde oral e educação e distribuídos mais de 257.441 kits de higiene oral.
O Projeto SOBE já demonstradamente inscrito nas preocupações pedagógicas das escolas, vem, nesta edição, acrescentar elementos, processos, disciplinas e alegria ao seu desenvolvimento – vem lembrar que o efeito dos alimentos sobre os dentes é ineludível e carece de atenção, quer em casa, quer na escola, quer na…pastelaria…
A saúde oral e a alimentação parecem dois namorados de ligação muito estreita – a alimentação influencia, de imediato, o comportamento dos dentes: se o organismo funciona muito melhor com uma alimentação saudável, ela também previne eficazmente o aparecimento de cáries dentárias e o desgaste do esmalte dentário. E, assim, podem viver felizes, para sempre que possível.
SOBE - desbloquear projetos e ideias, preservar a qualidade de vida.
SOBE-um projeto  muito acarinhado pela BE....