março 24, 2016

D. Maria II "A menina preguiçosa que não gostava de estudar!"

D. Pedro era um pai esmerado com a educação da sua filha D. Maria da Glória. Exigia que fossem cumpridos à regra os horários estipulados para as refeições e lições diárias. D. Maria não gostava de estudar. Fora sempre uma criança extremamente preguiçosa preferindo passar os dias na cama apesar das constantes reprimendas do seu pai. D. Pedro irritava-se ao ler as cartas que a filha lhe enviava quando este se encontrava ausente. Em algumas cartas não só os erros de ortografia, que eram imensos, como as distrações e a letra "que não era boa, deixavam-no triste" pois comprovavam que a sua filha não se aplicava nos estudos. Quando o pai respondia às suas cartas mostrava-lhe a sua desilusão: "se em lugar de passares na cama as segundas-feiras tu estudasses, então ela (carta) não traria tantos erros (...) não posso deixar de te significar o quanto me custa ver e saber que tu não estudas com gosto e que pouco aproveitas: eu espero que te emendes e para este fim tenho escrito à tua Mãe, a quem autorizo, ainda mais se é possível, para fazer o que entende que possa ser necessário para te obrigar, já que por bem tu não vais (...). Recebi a tua cartinha n.º4 que devia ser a n.º8, pois eu já tenho a n.º7. Se este engano foi por estares pensando na tua lição eu to relevo, senão muito sinto que não faças atenção ao que fazes."
Fonte das citações: Maria de Fátima Bonifácio, "D. Maria II", Mem Martins, Círculo de Leitores, 2005, pp.39, 52.