março 21, 2016

Carvalho mais antigo da Península Ibérica resiste na Póvoa de Lanhoso

Dia da Árvore
O Carvalho de Calvos, na Póvoa de Lanhoso, classificado de interesse público, é considerado o mais antigo da Península Ibérica e o segundo mais velho da Europa.
Carvalho de Calvos
Com cerca de 600 anos é, hoje, uma das atrações do concelho da Póvoa de Lanhoso, cuja autarquia decidiu preservar e valorizar aquele espaço, na pequena freguesia de Calvos, onde nasceu um parque de lazer e um centro interpretativo que reúne informação relevante sobre o carvalho alvarinho, um dos exemplares da vegetação secular do país.
Com mais de 20 metros de altura e um tronco de quase 10 metros, são precisas várias pessoas para abraçar esta árvore centenária, também conhecida por "Carvalha da Tojeira ou Carvalha da Fundoua, por se encontrar na chamada Quinta da Fundoua".
Antigo presidente de Junta da Freguesia de Calvos, Joaquim Alves já sentou 150 pessoas à sombra do carvalho, em 1984. Desde os tempos da sua juventude, Joaquim Alves habituou-se a ver muita gente procurar aquele lugar para "passar o tempo e namorar. Se aquela árvore falasse muito segredo tinha que contar"....