março 10, 2016

"A brincar também se aprende"


2016.03.11
"A brincar também se aprende" > Apresentação do projeto
17h00
Anadia > Museu do Vinho Bairrada
O que hoje dermos às nossas crianças, elas nos devolverão no futuro. O que não dermos… também! Porque temos sempre em mente estas ideias, preocupamo-nos seriamente com aquilo que a Câmara Municipal de Anadia, no âmbito das suas competências e possibilidades, pode fazer para que esse futuro seja risonho para todos.
Todos constatamos, não sem preocupação, a forma como a maior parte das nossas crianças vive a sua infância, especialmente quando estabelecemos uma comparação como a forma como nós a vivemos. Olhamos com saudosismo para as brincadeiras que nos entretinham nos tempos livres, em particular nos recreios da escola, onde saltávamos à corda, jogávamos à macaca e ao lencinho,…
Ora, numa escola, o espaço de aprendizagem não se limita apenas à sala de aula e aquilo que acontece no recreio é também parte da educação escolar. Estes espaço e tempo não letivos são, sem dúvida, importantes para o desenvolvimento das crianças, motivo pelo qual se torna pertinente trabalhar com vista a melhorar a ocupação dos seus tempos de recreio. É neste esforço que agora nos empenhamos, procurando colaborar com os professores e restante comunidade educativa no sentido de ajudar a dinamizar esses tempos. Por este motivo, concebemos um projeto, simples mas ambicioso, destinado a possibilitar que cada momento de tempo livre e de recreio na escola possa ser desfrutado pelas crianças de forma mais adequada e entusiástica