maio 25, 2013

Pémio atribuído ao escritor Richard Zenit....

 

Richard Zenith com Cavaco Silva e Pinto Balsemão, esta tarde na Culturgest em Lisboa
Richard Zenith com Cavaco Silva e Pinto Balsemão, esta tarde na Culturgest em Lisboa
 
"Fiquei com a sensação de ter ganho uma lotaria". Foi assim que o escritor, tradutor e crítico literário, Richard Zenith, 56 anos, se referiu ao Prémio Pessoa, com que foi distinguido em 2012, no seu discurso de agradecimento proferido na Culturgest em Lisboa.

"Os prémios costumam reconhecer um indivíduo, mas há, inevitavelmente, toda uma rede de pessoas que o apoia. E é em parte por isso que, ao saber que me tinha sido atribuído o Prémio Pessoa de 2012, fiquei com a sensação de ter ganho uma lotaria", disse.
Durante a sua intervenção recordou ainda a reação dos pais às suas primeiras publicações em revistas literárias quando tinha 24 ou 25 anos. A mãe limitou-se a dizer que não lia poesia ("'We don't understand poetry.' Ela gostava de ler, mas prosa unicamente") enquanto o pai, engenheiro de profissão, perguntou com ar intrigado: "Now, when you translate a poem, do they pay you?" (Eles pagam-te para traduzires poemas?).
"Hoje, se ainda estivesse vivo, eu poderia responder-lhe: 'Sim, pai, até pagam'", acrescentou Richard Zenith.

Português de alma e coração

Momentos antes, Francisco Pinto Balsemão, presidente do júri, lembrou que "Richard Zenith é o grande tradutor da obra pessoana para a língua inglesa. Mas é mais do que isso. É também o editor de Fernando Pessoa, como resulta de todo o trabalho que efetuou com a fixação e arrumação dos textos do Livro do Desassossego".
Do trabalhado desenvolvido pelo Prémio Pessoa 2012, que pela primeira vez distinguiu um cidadão nascido e crescido com a nacionalidade americana, mas que "tornou-se cidadão de Portugal, por dedicação e louvor" a Fernando Pessoa bem como à literatura e à língua portuguesa, Balsemão lembrou ainda a "tradução para inglês de autores clássicos - parte da lírica de Camões - e contemporâneos como Antero de Quental, Sophia de Mello Breyner, Nuno Júdice e António Lobo Antunes".
O Prémio Pessoa é uma iniciativa do Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/richard-zenith-agradece-premio-pessoa-com-um-hino-a-vida=f809155#ixzz2UJyKIUwL