maio 09, 2013

Eugénio de Andrade

O vento sacode as palmeiras.
Não tardará a chuva.
Tem chovido tanto nos meus versos
que a chuva se tornou insuportável.

... Apesar disso, os pássaros cantam.
São os melros de Messiaen.
Mesmo envelhecido
também o coração canta.

Acode-me aos lábios um nome.
É de noite: quando
a música cessa, o silêncio
como estrela brilha na boca.

Tenho pena das palmeiras
à chuva noite e dia, ao vento, ao sol.
Frente ao peso do mundo
são orgulhosamente lugar de amor.


Eugénio de Andrade

Cantus Firmus, In Os Lugares do Lume

foto ©Karah Hamos
O vento sacode as palmeiras. 
Não tardará a chuva. 
Tem chovido tanto nos meus versos 
que a chuva se tornou insuportável. 

Apesar disso, os pássaros cantam. 
São os melros de Messiaen. 
Mesmo envelhecido 
também o coração canta. 

Acode-me aos lábios um nome. 
É de noite: quando 
a música cessa, o silêncio 
como estrela brilha na boca. 

Tenho pena das palmeiras 
à chuva noite e dia, ao vento, ao sol. 
Frente ao peso do mundo 
são orgulhosamente lugar de amor. 


Eugénio de Andrade

Cantus Firmus, In Os Lugares do Lume

foto ©Karah Hamos