Mensagem para o Dia Mundial do Professor, dia 05 de outubro de 2014.Mensagem dos representantes da UNESCO, OIT, UNICEF, PNUD e Education International, por ocasião do Dia Mundial do Professor, 05 de outubro de 2014
O dia 5 de outubro de 2014 marca o 20º aniversário do Dia
Mundial do Professor.
Um sistema educacional somente pode ser tão bom quanto seus
professores. Os professores são essenciais para uma educação universal e de
qualidade para todos: eles são fundamentais na formação das mentes e das
atitudes das próximas gerações, para lidar com os novos desafios e oportunidades
mundiais. Um ensino inovador, inclusivo e com foco nos resultados é essencial
para 2015 e além, se desejarmos oferecer as melhores oportunidades possíveis
para milhões de crianças, jovens e adultos em todo o mundo.
Em muitos países, a qualidade da educação é reduzida por um
déficit de professores. É necessário um acréscimo de 1,4 milhão de professores
nas salas de aula de todo o mundo, para que se consiga alcançar a educação
primária universal até 2015, e mais 3,4 milhões desses profissionais serão
necessários até 2030, de acordo com o Instituto de Estatística da UNESCO.
Além do desafio dos números, existe a questão da qualidade.
Com muita frequência, os professores trabalham sem recursos ou sem formação
adequada. Os desafios atuais são enormes: nós enfrentamos uma crise mundial da
aprendizagem, com 250 milhões de crianças que não aprendem o básico, mesmo que
mais da metade delas tenha passado quatro anos na escola.
Portanto, capacitar os professores para que tenham sucesso é
uma prioridade. Isso significa formação rigorosa, melhores condições de
trabalho, treinamento com base na qualidade, desenvolvimento de carreira bem
planejado e atração de novos professores e novos talentos, especialmente jovens
e mulheres de comunidades sub-representadas. Assim, tendo em vista as
perspectivas de 2015 e além, a Consulta Temática Mundial em Educação na Agenda
de Desenvolvimento Pós-2015, estabelece de forma objetiva os elementos
essenciais de apoio à efetividade dos professores, tais como: 1) condições
decentes de emprego, incluindo contratos e salários adequados, bem como
perspectivas de progressão e promoção na carreira; 2) boas condições no ambiente
de trabalho, baseadas na criação de contextos escolares propícios para o ensino;
3) formação de alta qualidade para professores, anterior e durante o trabalho,
baseada no respeito aos direitos humanos e nos princípios da educação inclusiva;
e 4) gerenciamento efetivo, incluindo o treinamento e o desenvolvimento dos
professores.
Além disso, o ensino de qualidade depende de os professores
gozarem de direitos básicos, como proteção contra a violência, liberdade
acadêmica e liberdade de aderir a sindicatos independentes. A proteção aos
direitos dos professores também os auxilia a promover a segurança de meninas e
meninos sob sua responsabilidade; nós devemos insistir que a escolas continuam
sendo um espaço de proteção para crianças e professores.
Crianças e jovens encontram-se no coração da sociedade. Uma
boa educação permite que eles, como cidadãos mundiais, respondam aos desafios de
um mundo complexo e contribuam para a construção de comunidades pacíficas e
sustentáveis. Os professores do presente e do futuro precisam de competências,
conhecimentos e apoio, que permita a eles atender às diversas necessidades de
aprendizagem de cada menina e menino. Nós devemos nos lembrar de que os
professores são um investimento para o futuro.
Os governos e a comunidade internacional devem permanecer
unidos para apoiar os professores e educação de qualidade em todo o mundo,
especialmente naqueles países que têm os maiores números de crianças fora da
escola. Nós convidamos você a se unir a nós, para disseminar a mensagem de que 5
de outubro é o Dia Mundial do Professor, e de que investir nos professores
significa investir no futuro.
Por Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO; Guy Ryder,
diretor-geral da OIT; Anthony Lake, diretor-executivo do UNICEF; Helen Clark,
administradora do PNUD; e Fred van Leeuwen, secretário-geral da organização
Education International.