outubro 11, 2016

O que são apps?

A palavra app entrou no nosso léxico quase sem darmos por ela.
App é a abreviatura de application, ou seja aplicação. Aplicação essa que é instalada num smartphone 
 ou tablet. A função das apps é facilitar a appsvida aos utilizadores, proporcionando-lhes um acesso directo a serviços de notícias, informação meteorológica, jogos, serviços de mapas, com geolocalização através de GPS ou utilitários do mais variado tipo de finalidades.
Uma das grandes mais valias das apps é o seu preço. Em média uma aplicação custa menos de 2€, mas abaixo deste valor encontram-se muitas e boas opções. Existe um grande número de apps, cerca de 35%, que são mesmo gratuitas, algumas das vezes limitadas em termos de funções, para que o utilizador experimente e venha a comprar uma versão mais completa, mas nalguns casos, mesmo, aplicações totalmente gratuitas e com todas as funcionalidades disponíveis. A facilidade com que são descarregadas e instaladas faz com que seja fácil a todo o tipo de utilizadores, desde o mais básico ao mais avançado, tirar o máximo partido da oferta que existe no mercado.
Enquanto para o consumidor o cenário é de céu azul e vento fraco, para os programadores o tempo é de céus cinzentos e chuvas fortes. A grande dificuldade com que os criadores de apps se confrontam, neste momento, prende-se com a distribuição dos seus produtos e o ambiente para o qual desenvolvem, isto porque que ainda existem uma grande variedade de sistemas operativos para os smartphones. Os sistemas operativos mais populares são Symbian OS, iPhone OS, RIM’s BlackBerry, Windows Mobile, Linux, Palm WebOS and Android. Enquanto não houver uma convergência para uma compatibilização entre sistemas operativos, as empresas de desenvolvimento terão de decidir para que sistema operativo, ou sistemas, desejam distribuir as suas aplicações. (…)
*