outubro 12, 2016

Aprender com a biblioteca escolar 2016-2017

Aprender com a biblioteca escolar 2016-2017

Aprender com a biblioteca escolar
As bibliotecas escolares são um espaço educativo integrador de muitas literacias - digital, da leitura, da informação, dos media,… -, cada vez mais decisivo para as aprendizagens e a capacitação plena das crianças e dos jovens que as utilizam formal ou informalmente.
Em 2016-17, no sentido de continuar a dar resposta a estas necessidades formativas, a Rede de Bibliotecas Escolares irá prosseguir as ações relacionadas com a implementação do referencial Aprender com a biblioteca escolar (AcBE). Pretende-se com estas ações, não só manter as práticas existentes nas escolas onde o projeto já se desenvolve, como reforçá-las e estendê-las a outras escolas que o desejem iniciar.
Para o acompanhamento deste processo, é fundamental recolher alguma informação. Assim, foi incluída na Base de Dados RBE 2017, cujo preenchimento decorre até 31 de outubro, uma subsecção com algumas perguntas sobre a participação das escolas no projeto, as áreas de literacia a trabalhar, os níveis de educação e ensino a implicar e a estimativa do número de intervenientes a envolver.
Aquando da 2ª fase de preenchimento da referida Base de Dados, em junho de 2017, haverá lugar, como vem sendo hábito, ao pedido de algum feedback às escolas que promoveram o uso do referencial.
No contexto do relançamento anual do projeto, está ainda prevista a publicação, até ao final de 2016, de uma nova edição do referencial AcBE, com inclusão do Ensino Secundário,
sugerindo-se às escolas secundárias interessadas que até lá continuem a usar a edição de 2012.
A implementação do referencial AcBE é acompanhada no terreno pelos Coordenadores Interconcelhios (CIBE), sob supervisão do Gabinete RBE.