setembro 18, 2014

Guerra Junqueiro

Abílio Manuel Guerra Junqueiro (Guerra Junqueiro) nasceu em Freixo de Espada-à-Cinta em 17 de Setembro de 1850.

Vendo-a Sorrir (A minha filha)...

Filha, quando sorris, iluminas a casa
Dum celeste esplendor.
A alegria é na infância o que na ave é asa
E perfume na flor.
Ó doirada alegria, ó virgindade santa
Do sorriso infantil!
Quando o teu lábio ri, filha, a minha alma canta
Todo o poema de Abril.
Ao ver esse sorriso, ó filha, se concentro
Em ti o meu olhar,
Engolfa-se-me o céu azul pela alma dentro
Com pombas a voar.
Sou o Sol que agoniza, e tu, meu anjo loiro,
És o Sol que se eleva.
Inunda-me de luz, sorri, polvilha de oiro
O meu manto de treva!

Guerra Junqueiro, in 'Poesias Dispersas'

Fotografia - Guerra Junqueiro


Recomendo uma visita à belíssima Casa-Museu G.J. e à de sua filha, frente a frente, junto à Sé do Porto...