fevereiro 05, 2013

Esqueleto de Rei Ricardo III

Esqueleto encontrado num estacionamento é do rei Ricardo III

Publicado ontem

 
 
Um esqueleto encontrado há vários meses debaixo de um parque de estacionamento da cidade de Leicester, centro de Inglaterra, pertence ao rei Ricardo III, foi anunciado, esta segunda-feira.
 
foto ANDREW COWIE/AFP
Esqueleto encontrado num estacionamento é do rei Ricardo III
Especialistas apresentaram resultados do estudo
 
Com base nos testes de ADN, "a conclusão da Universidade de Leicester é que, para além de qualquer dúvida razoável, o corpo exumado em setembro de 2012 (...) pertence ao rei Ricardo III, o último monarca britânico da casa de Plantagenet", declarou o responsável pela equipa de arqueólogos, Richard Buckley, durante uma conferência de imprensa, sob os aplausos da plateia.
Os restos mortais do monarca serão depositados na catedral de Leicester, assegurou a universidade local. Anteriormente, tinham sido equacionados outros dois locais: a catedral de York e a abadia de Westminster em Londres.
Esta descoberta encerra um mistério com mais de cinco séculos que envolvia o paradeiro do corpo deste monarca.
Ricardo III morreu em combate em 1485 durante a batalha de Bosworth Field, perto de Leicester, uma morte que ditou o fim da "Guerra das Duas Rosas" (uma série de longas e intermitentes lutas dinásticas pelo trono de Inglaterra).
Mas, os restos mortais do monarca nunca foram encontrados. De acordo com alguns documentos históricos, o corpo de Ricardo III estaria numa capela franciscana, destruída no século XVI. Outros relatos indicaram que o corpo do monarca tinha sido atirado para um rio.