dezembro 06, 2012

Curiosidades Literárias

Curiosidades Literárias

1)Monteiro Lobato é o autor da frase “um país é feito de homens e livros”. O escritor revolucionou o mercado literário em uma época em que o Brasil tinha poucas livrarias: Seus livros eram vendidos em mercearias, armazéns e farmácias, fomentando de maneira criativa a cultura em nosso país.

2) Júlio Verne, em sua obra Cinco Semanas Em Um Balão, fez um relato tão rico em...
detalhes, que os leitores se perguntavam se o livro contava uma ficção ou um episódio verídico.
Note-se que Júlio Verne nunca viajou até a África, as descrições eram fruto de sua enorme imaginação e sua capacidade de pesquisa. O sucesso dessa obra lhe trouxe fama e dinheiro.

3)O primeiro acidente de automóvel no Brasil foi causado pelo poeta Olavo Bilac. Ele bateu numa árvore em 1897.
O abolicionista José do Patrocínio importou um carro e deu para Olavo Bilac, que sem ser habilitado, bateu na primeira árvore que encontrou na Estrada Velha da Tijuca.

4) A obra do matemático, naturalista e cientista Charles-Marie de La Condamine: Relación abreviada de un viaje hecho por el interior de la América Meridional, é o relato de sua expedição pelo Rio Amazonas, onde pela primeira vez o Amazonas foi navegado por um cientista, capaz de fazer observações astronômicas e determinar longitudes.

5) Você sabe quem disse “Madame Bovary sou eu”?

A frase célebre foi dita pelo próprio autor do livro Madame Bovary, Gustave Flaubert. A obra, lançada em 1857, causou grande sensação em Paris, por tematizar o adultério cometido pela jovem burguesa, Emma Bovary. Em função do chocante enredo, o autor foi processado, acusado de ofensa à moral e à religião. No tribunal, Flaubert foi indagado acerca de quem teria lhe inspirado a composição da personagem-título. O escritor, de modo lacônico, respondeu: Emma Bovary c'est moi, defendendo-se das acusações. Apesar de condenado pelos críticos puritanos da época, o autor francês foi absolvido pelo tribunal. Curioso ou curiosa? Leia Madame Bovary, um clássico da literatura universal!


6)Carlos Drummond de Andrade foi expulso do Colégio Anchieta, após um desentendimento com o professor de português, que alegou “insubordinação mental”.

7)Até o século XI, as pessoas escreviam a mão livre, usando penas de animais e tintas vegetais.


8)Clarice Lispector tinha uma personalidade extremamente objetiva. Costumava dizer que escrevia simples, sem enfeitar. Também era comum sair de jantares, antes de a comida ser servida.


9)José Lins do Rego era fanático por futebol. Chegou a ocupar um cargo na diretoria do Flamengo, no Rio de Janeiro. Nelson Rodrigues, outro fanático por futebol, afirmou uma vez que “O videoteipe é burro”, quando ficou provado pênalti contra o seu Fluminense.


10) O antropólogo Lévi-Strauss costumava ter ciúmes de Mário de Andrade, que era muito amigo de sua mulher, Dina. Só depois da morte do poeta, se descobriu que ele era homossexual.

11)A Bíblia é o livro mais vendido no mundo. Em segundo lugar vem o Guinness World Book of Records


12)Fernando Pessoa levava seus heterônimos a sério. Em uma ocasião ele compareceu bastante atrasado a um encontro com José Regio, escritor português, declarando ser Álvaro de Campos, e que Pessoa não pôde ir ao encontro.


13)O primeiro romance do mundo foi escrito em 1007 por uma mulher, Murasaki Shibiku, "A história de Genji", conta a história de um príncipe que procura amor e sabedoria.


14)23 de abril, dia de São Jorge, é comemorado o dia mundial do Livro, por iniciativa da UNESCO. A data foi escolhida em razão de uma tradição catalã, onde os cavaleiros oferecem uma rosa vermelha de São Jorge às suas damas, e recebem um livro delas.


15)José Carlos Ryoki de Alpoim Inoue, de 59 anos, deixou a medicina para se dedicar à carreira de escritor, e já publicou mais de mil livros, tornando-se recordista mundial. O autor escreve histórias policiais, românticas e de ficção. A altíssima produtividade não visava figurar no Guinness Book, mas somente garantir seu sustento, considerando as baixas quantias que recebia, ele precisava escrever muito. Ryoki chegou a dominar 95% do mercado de pocket books no Brasil.



16)Barbara Cartland é outra recordista. Ela escreveu mais de 700 romances, que venderam um bilhão de cópias. Barbara escrevia um livro a cada duas semanas.


17) J.K. Rowling escreveu todos os livros do Harry Potter à mão.


18)Onze Minutos, de Paulo Coelho foi o livro mais vendido do mundo em 2003.


19)Há muitos anos, um imortal da Academia Mineira de Letras, reclamava do Jeton de 200 cruzeiros, que ele considerava muito pequeno.
— Precisamos dar um jeito nisso! Duzentos cruzeiros é uma vergonha! Ou quinhentos cruzeiros, ou nada!
Prontamente, um colega prudentemente reagiu:
— Pera lá: ou quinhentos cruzeiros, ou duzentos mesmo.

Não é interessante?