dezembro 14, 2012

Convento da Ordem do Carmo de Lisboa




O Convento da Ordem do Carmo de Lisboa localiza-se no Largo do Carmo e ergue-se, sobranceiro ao Rossio (Praça de D. Pedro IV), na colina fronteira à do Castelo de São Jorge, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal.

O conjunto, que já foi a principal igreja gótica da capital, e que pela sua grandeza e monumentalidade concorria com a própria Sé de Lisboa, ficou em ruínas devido ao terramoto de 1755, não tendo sido reconstruído. Constitui-se em um dos principais testemunhos da catástrofe ainda visíveis na cidade. Actualmente as ruínas abrigam o Museu Arqueológico do Carmo.

É possível que a ruína do Convento do Carmo e do vizinho Convento da Trindade, aquando daquele terramoto, esteja na origem da expressão popular "Cair o Carmo e a Trindade".

The Carmo Convent (Portuguese: Convento da Ordem do Carmo) is a historical building in Lisbon, Portugal. The mediaeval convent was ruined in the 1755 Lisbon Earthquake, and the ruins of its Gothic church (the Carmo Church or Igreja do Carmo) are the main trace of the great earthquake still visible in the city.

The Carmo Convent is located in the Chiado neighbourhood, on a hill overlooking the Rossio square and facing the Lisbon Castle hill. It is located in front of a quiet square (Carmo Square), very close to the Santa Justa Lift.

Nowadays the ruined Carmo Church is used as an archaeological museum (the Museu Arqueológico do Carmo or Carmo Archaeological Museum).