dezembro 22, 2017

Giotto...

O cometa Halley e a Natividade
“E eis que a estrela que tinham visto no céu surgir ia à frente deles, até que parou sobre o local onde estava o menino”, o Presépio.
Giotto foi um pintor e arquitecto italiano famoso na sua época, cantado pelos poetas Boccaccio, Sacchetti e Dante Alighieri na sua “Divina Comédia”. Diz-se que Miguel Ângelo estudou os seus frescos na Capela de Peruzzi. Os frescos na Capela de Scrovegni (1304 a 1306), em Arena, Pádua, marcam o proto-renascentismo, muito em particular o da “A Adoração dos Magos”, na introdução das roupas onduladas, sombreados, emoções nas faces e perspectiva tridimensional.
A visão celeste, do cometa Halley, em 1301 deve ter sido tão fantástica que a memória levou-o a associar o cometa com a bíblica “Estrela de Belém”. É a primeira vez que tal acontece e artistas posteriores mantêm esta tradição que, aliás, chega aos tempos modernos. Apesar de não ser um verdadeiro astro das Esferas Celestes aristotélicas, a sua impressão esmagadora plasmou-se nesta pintura da história da humanidade.
Obra: "A Adoração dos Magos" de Giotto, 1304 - 1306
Capela Scovegni, Pádua, Itália.