março 14, 2017

Concurso Intermunicipal de Leitura > Fase Municipal

Concurso Intermunicipal de Leitura > Fase Municipal no dia 10 de março, às 21h00, no Cineteatro de Anadia
ANADIA APUROU FINALISTAS PARA CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA
Decorreu, na noite da passada sexta-feira, 10 de março, no Cineteatro Anadia, a fase municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), que apurou os quatro alunos que irão representar Anadia na final do certame.
Este concurso, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), pretende fomentar o prazer de ler e o desenvolvimento de competências dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) ao Ensino Secundário, das redes pública e privada dos onze municípios da comunidade. Em Anadia, contou com a participação de representantes de todos os estabelecimentos de ensino do concelho, tendo sido apurados, na primeira fase, os 24 finalistas que disputaram agora esta fase municipal. Neste segundo momento do CIL, os participantes prestaram provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino: A maior flor do mundo, de José Saramago (1º CEB), Pedro Alecrim, de António Mota (2º CEB), O rapaz do pijama às riscas, de John Boyne (3º CEB), e 1984, de George Orwell (Secundário).
Foram, assim, apuradas para representar Anadia na final do CIL, no próximo dia 27 de maio, em Albergaria-a-Velha, as alunas Maria Coelho Santos, Inês Miguel Baptista Duarte, Maria Cara D’Anjo, do 1º, 2º, 3º CEB, respetivamente, todas em representação do Colégio de Nossa Senhora da Assunção (CNSA), e Aurora Cavaleiro, do Ensino Secundário, aluna da Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA), integrada no Agrupamento de Escolas de Anadia (AEA). Os suplentes serão, no 1º CEB, Letícia Camila Simões Almeida (AEA – EB 1de Mogofores), no 2º CEB, Ana Schevchenco (AEA – EBSA), no 3º CEB, Joana Cardoso da Cruz (AEA – EB de Vilarinho do Bairro), e, no Ensino Secundário, Vitória São José (CNSA). O júri desta segunda fase do CIL foi composto por Albano Jorge, Isabel Nina, e Sónia Almeida.
Neste evento, organizado pela Câmara Municipal de Anadia, a plateia foi brindada com diversos momentos de música, de canto e de dança, interpretados pelos alunos destas escolas, bem como dos Salesianos de Mogofores e da Escola Profissional de Anadia, para além do Grupo de Teatro do Projeto SER + em Anadia, que declamou o poema “Trova do vento que passa”, de Manuel Alegre.
A promoção da leitura e o desenvolvimento de competências no âmbito da leitura, durante o percurso escolar dos jovens, são os grandes objetivos desta iniciativa, que correspondem a um compromisso social ao qual o Município de Anadia se vinculou, e cuja expressão mais visível é a Rede de Bibliotecas de Anadia.
O Município de Anadia pretende que os seus jovens recebam a melhor formação possível, ciente de que só assim se pode almejar contribuir para a construção de uma cidadania mais participada e consciente. Para Maria Teresa Cardoso, Presidente da Câmara Municipal, “num tempo em que assistimos a crises humanitárias, a populismos despudorados, ao cerceamento de liberdades individuais e coletivas, em que nada pode ser dado como adquirido, saber que, através da leitura os nossos jovens se encontram atentos e a refletir sobre estas questões, dá-nos o conforto e a esperança de acreditarmos na impossibilidade de um retrocesso civilizacional. O livro e a leitura continuam a ser pilares fundamentais da liberdade, por isso apostamos neles, nas nossas escolas, nas nossas bibliotecas e nas diversas ações que promovemos. As experiências literárias vividas por estes alunos deixarão, estou certa, uma impressão positiva no seu espírito, contribuindo para sua a formação moral e social, pois são histórias que nos interpelam o espírito, que nos tiram da nossa zona de conforto, e nos confrontam com o que somos e com o que queremos ser, enquanto cidadãos e seres humanos. É nessa capacidade avassaladora e educadora da literatura que confiamos. Por isso, insistimos neste trabalho de promoção da leitura, que tem neste concurso o seu corolário”.
Maria Teresa Cardoso anunciou, ainda, que Anadia será palco da final da 11.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o que revela o reconhecimento do excelente trabalho que o Município de Anadia vem desenvolvendo no domínio da promoção da leitura.
Fotos © Município de Anadia