março 17, 2017

17 de Março de 1756: Bento XIV canoniza Santa Joana Princesa, filha de D. Afonso V.

Santa D. Joana de Portugal, (também chamada Santa Joana Princesa embora oficialmente apenas seja reconhecida pela Igreja Católica como Beata) (6 de Fevereiro de 1452 — 12 de Maio de 1490) foi uma princesa portuguesa da Casa de Avis, filha do rei D. Afonso V e da sua primeira mulher, a rainha D. Isabel.
Membro da monarquia portuguesa , nasceu em Lisboa e tinha três anos quando a sua mãe faleceu, tendo sido entregue, juntamente com seu irmão, futuro D. João II, aos cuidados de D. Brites de Meneses. Recebeu uma educação humanista com a sua tia D. Filipa. A princesa, para além de contar com uma boa biblioteca, usufruiu da companhia de importantes letrados. Enquanto o seu pai e irmão combatiam em Arzila, foi-lhe confiada a regência do reino (1471). Quando regressaram, a princesa pediu ao rei para professar num mosteiro da sua escolha e entrou no mosteiro de Odivelas. Em 1472 D. Joana trocou o mosteiro de Odivelas pelo mosteiro dominicano de Jesus em Aveiro, após recusar veementemente várias propostas de casamento. Ainda assim, ela foi obrigada várias vezes a deixar o convento e voltar à corte. Ela recusou uma proposta de casamento de Carlos VIII de França, 18 anos mais novo que ela. Em 1485, ela recebeu outra oferta, do recém-viúvo Ricardo III de Inglaterra. No entanto, Ricardo morreu em combate, do qual Joana supostamente teve um sonho profético. Joana nunca chegou a professar votos de freira dominicana por ser princesa real e potencial herdeira do trono. No entanto viveu a maior parte da sua vida no Convento de Jesus de Aveiro, desde 1475 até à sua morte, seguindo em tudo a regra de vida e estilo das monjas.Tomou o hábito em 1475 sem professar votos solenes. O príncipe e o bispo D. Garcia convenceram-na a desligar-se dos votos de clausura. Iconograficamente surgem três coroas nas suas representações, simbolizando as suas sucessivas recusas de casamento.
O rei D. Afonso V proveu o mosteiro de muitos bens e em 1485 D. João II doou o senhorio de Aveiro à infanta, que por sua vez promoveu o alargamento dos bens pertencentes ao mosteiro. A princesa morreu em Aveiro no dia 12 de Maio de 1490. Foi beatificada em 1693 e canonizada em 1756.
Santa Joana Princesa.