maio 20, 2015

Sabe quais são os 3 monumentos mais antigos de Portugal


Por todo o território nacional existem diversos monumentos ou estruturas muito mais antigas do que a própria fundação do país. Existem inúmeros castros, gravuras, castelos, menires, antas...

Mas afinal, quais são aqueles que podem ser considerados como os 3 monumentos mais antigos do país?

A- Desde logo deverá começar-se pelas gravuras de Foz Côa. que formam uma rara concentração de arte rupestre composta por gravuras em pedra datadas do Paleolítico Superior (22 000–10 000 a.C.), constituindo o mais antigo registo de actividade humana de gravação existente no mundo.

B- De seguida, é importante referir o Cromeleque dos Almendres que se localiza na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, no concelho de Évora, Distrito de Évora, em Portugal. Constitui-se num círculo de pedras pré-histórico (cromeleque) com 95 monólitos de pedra. É o monumento megalítico do seu tipo mais importante da península Ibérica, e um dos mais importantes da Europa, não apenas pelas suas dimensões, como também pelo seu estado de conservação. A região de Évora é densamente coberta por sítios arqueológicos que vão desde o início do Neolítico (7000 a 8000 anos atrás) até a Idade do Ferro, abrangendo menires, antas, necrópoles e povoações pré-históricas.

C- Por fim, o Cromeleque do Xerez, em Reguengos de Monsaraz. Identificado em 1969, este cromeleque de planta algo singular foi erguido entre os inícios do 4.º e meados do 3.º milénio a. C.. Desenvolvendo-se a partir de um menir central faliforme, com uma altura de cerca de 4 m e apresentando numa das suas faces diversas "covinhas" em toda a sua verticalidade, este monumento megalítico é constituído por 50 menires, cuja altura varia entre 1,20 cm e o 1,50 cm, alguns dos quais de configuração igualmente fálica, bem como almendrada.