novembro 13, 2014

Casa Museu Miguel Torga


torga

A família de Miguel Torga doou a casa do escritor, em São Martinho de Anta, Sabrosa, à Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), para ali instalar uma Casa-Museu do autor e médico duriense.

Miguel Torga, cujo nome de batismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de agosto de 1907 em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa (Vila Real), e morreu a 17 de janeiro de 1995, em Coimbra.

A sua filha Clara Crabbé Rocha celebrou, no Porto, a escritura pública de doação da pequena casa térrea do escritor, que passa para a guarda da DRCN, que irá proceder a algumas obras de adaptação para abrir as portas ao público.

A direção regional explicou, em comunicado, que, na intervenção a realizar, serão conservadas algumas divisões na sua forma e decoração originais, e outras serão convertidas em espaços expositivos sobre a vida e obra do autor, com materiais e documentos originais também cedidos para o efeito por Clara Crabbé Rocha.

Torga inspirou-se na sua aldeia e nas paisagens do Douro para criar muitas das suas obras, desde os poemas, os contos ou os romances, como a “Criação do Mundo”, “Bichos”, “Contos da Montanha” e “Vindima”.

São Martinho de Anta é visitada anualmente por muitos turistas nacionais e estrangeiros, bem como estudantes, que procuram ver os locais onde o autor nasceu e cresceu e onde montou o seu primeiro consultório médico.