janeiro 30, 2014

Estudar não é apenas memorizar.




alt

Estudar não é apenas memorizar. O estudo deve ser substancialmente ativo, utilizando-se, para isso, atividades que levem o aluno a refletir sobre a matéria.

Grande parte dos alunos não sabe nem aprendeu como estudar e é uma competência que sabemos ser fundamental e transversal a qualquer disciplina ou ano de escolaridade. Saber estudar é fundamental para o sucesso dos alunos e para a efetivação da aprendizagem.
Estudar  tornou-se para muitos alunos um sacrifício ou obrigação, desmistificando a magia de aprender. Cedo surgem as desculpas: “Não consigo” e “Não sou capaz”. É preciso envolver os estudantes no seu processo de aprendizagem e partir da ideia de que todo o aluno é capaz. Para isso é necessário que seja orientado na organização do seu estudo e motivado na escola.
Saber fazer um bom resumo, conhecer as técnicas mais indicadas para sublinhar um texto, saber que abreviaturas usar para tirar apontamentos, qual o ambiente mais favorável para o estudo, saber como preparar para um exame escrito ou uma prova oral,…, são fundamentais para tornar o aluno ativo no seu processo de aprendizagem.
É necessário saber estudar, para saber aprender. A maioria dos alunos estuda de forma passiva e muito baseada em estratégias de memorização. O estudo deve ser substancialmente ativo. Devemos passar da leitura inicial para estratégias de consolidação mais eficientes. Selecionar, organizar, sintetizar, esquematizar, resumir, exercitar, responder, mapear são atividades que envolvem o aluno a pensar, a refletir, a pôr por palavras suas, a reforçar a matéria de forma mais eficiente.