Estudar não é apenas memorizar. O estudo deve ser substancialmente ativo, utilizando-se, para isso, atividades que levem o aluno a refletir sobre a matéria.
Grande parte dos alunos não sabe nem
aprendeu como estudar e é uma competência que sabemos ser fundamental e
transversal a qualquer disciplina ou ano de escolaridade. Saber
estudar é fundamental para o sucesso dos alunos e para a efetivação da
aprendizagem.
Estudar tornou-se para muitos alunos um
sacrifício ou obrigação, desmistificando a magia de aprender. Cedo
surgem as desculpas: “Não consigo” e “Não sou capaz”. É preciso envolver
os estudantes no seu processo de aprendizagem e partir da ideia de que
todo o aluno é capaz. Para isso é necessário que seja orientado na
organização do seu estudo e motivado na escola.
Saber fazer um bom resumo, conhecer as
técnicas mais indicadas para sublinhar um texto, saber que abreviaturas
usar para tirar apontamentos, qual o ambiente mais favorável para o
estudo, saber como preparar para um exame escrito ou uma prova oral,…,
são fundamentais para tornar o aluno ativo no seu processo de
aprendizagem.
É necessário saber estudar, para saber
aprender. A maioria dos alunos estuda de forma passiva e muito baseada
em estratégias de memorização. O estudo deve ser substancialmente ativo.
Devemos passar da leitura inicial para estratégias de consolidação mais
eficientes. Selecionar, organizar, sintetizar, esquematizar, resumir,
exercitar, responder, mapear são atividades que envolvem o aluno a
pensar, a refletir, a pôr por palavras suas, a reforçar a matéria de
forma mais eficiente.