novembro 26, 2012

Radar Meteorológico da Freita, um miradouro do Arouca Geopark

O Arouca Geopark irá dispor, num futuro próximo, de um miradouro de excelência localizado em plena Serra da Freita, com a construção do Radar Meteorológico.

Esta estrutura será implementada no Pico do Gralheiro, na freguesia de Albergaria da Serra e consistirá numa torre, acoplada a um edifício anexo, com cerca de 47 metros e 13 pisos. Em cada um dos três pisos técnicos haverá uma varanda exterior, para colocação de antenas de comunicação. Uma das varandas funcionará como miradouro, com vista privilegiada sobre a região Norte e Centro de Portugal. A cerca de 1100 metros de altitude, e junto ao emblemático geossítio das Pedras Parideiras, este espaço tornar-se-á um destino obrigatório nas rotas do Arouca Geopark.

Radar Meteorológico da Serra da Freita

O radar metereológico da Serra da Freita cobrirá toda a zona norte e será equipado com um sistema de radar de polarização dupla, com as tecnologias mais desenvolvidas que se conhecem. Permitirá detetar alterações meteorológicas e hidrológicas, bem como ocorrências esporádicas, como nuvens de fumo (típicas de incêndios florestais), tornando as previsões climatéricas mais eficazes e possibilitando uma reação efetiva em casos de intempérie.

Esta obra é da responsabilidade do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, tutelado pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.