novembro 15, 2012

Coimbra foi classificada como “uma das 70 cidades inteligentes da Europa"

Coimbra foi classificada como “uma das 70 cidades inteligentes da Europa(European smart cities)” segundo um aprofundado trabalho de investigação, iniciado em 2007, e liderado pela Universidade de Viena em parceria com as Universidades de Delft e Lubiliana, no âmbito da Comunidade Europeia.
Segundo os critérios utilizados, “cidade inteligente” é uma cidade de media dimensão que possui em si um conjunto de factores centrados na dimensão humana e na qualidade de vida. Cidade inteligente, é uma cidade onde as pessoas gostam de viver e querem para os seus filhos e para os seus netos. Porque vêem nela a possibilidade de aliar emprego, educação, saúde, progresso, modernidade e cosmopolitismo; com cultura, relações sociais, afectos, humanidade, tranquilidade, harmonia e bem estar.
O trabalho efectuado teve como ponto de partida cerca de 1600 áreas urbanas principais da Comunidade Económica Europeia. Destas, o número inicial de áreas urbanas auditadas foi restringido a 244. Ficaram seleccionadas 128 ao introduzir o 1.º critério: a dimensão óptima. A cidade não pode ser tão pequena que lhe falte massa crítica (mínimo considerado, 100.000 pessoas) nem pode ser exageradamente grande que lhe roube proximidade (máximo 500.000 ). A aplicação do 2.º critério, a existência de uma Universidade prestigiada (excluindo assim cidades com fraca base de conhecimento), reduziu o número a 101. O 3.º critério, exclusão de cidades na órbita de grandes áreas urbanas (que lhe retiram autenticidade e autonomia), reduziu o número para 94.itiers, Cardiff, Aberdeen, Oviedo e outras bem conhecidas.

Fonte: As Beiras.pt