A
20 de fevereiro de 1630 nasceu Josefa de Ayala y Cabrera. Mais
conhecida como Josefa de Óbidos, herdou do pai, o pintor português
Baltazar Gomes Figueira, a vocação para a pintura. Apadrinhada pelo
pintor Espanhol Francisco Herrera, foi um dos raros, se não mesmo o mais
significativo, caso de uma mulher a destacar-se na pintura antes da
época contemporânea.
Foi uma mulher emancipada e culta, cuja fé reflete a espiritualidade do século XVII, com um longo percurso artístico, pintora de naturezas mortas e de notáveis composições de temática devocional. As suas representações humanas caraterizam-se pelos rostos ovalados, com grandes olhos e bocas pequenas, quase abonecados.
Este tipo fisionómico está presente no pormenor com que celebramos o seu nascimento, pertencente à obra ‘Lactação de São Bernardo’ (MNMC 2639), óleo sobre tela da segunda metade do século XVII, em exposição permanente na galeria de pintura portuguesa - piso 1 - do Museu Machado de Castro...
Foi uma mulher emancipada e culta, cuja fé reflete a espiritualidade do século XVII, com um longo percurso artístico, pintora de naturezas mortas e de notáveis composições de temática devocional. As suas representações humanas caraterizam-se pelos rostos ovalados, com grandes olhos e bocas pequenas, quase abonecados.
Este tipo fisionómico está presente no pormenor com que celebramos o seu nascimento, pertencente à obra ‘Lactação de São Bernardo’ (MNMC 2639), óleo sobre tela da segunda metade do século XVII, em exposição permanente na galeria de pintura portuguesa - piso 1 - do Museu Machado de Castro...