julho 04, 2018

Hoje é o dia da... RAINHA SANTA ISABEL!

Hoje é o dia da... RAINHA SANTA ISABEL!

Isabel de Aragão, mais conhecida como a "Rainha Santa", é a padroeira da cidade de Coimbra e em sua honra todos os anos se comemoram as Festas da Cidade.
De dois em dois anos, em anos pares, realiza-se a procissão noturna penitencial na quinta-feira (a decorrer amanhã, dia 5, a partir das 18h00), na qual a figura da Santa é transportada em braços até à Igreja de Santa Cruz, donde regressa no domingo seguinte, em procissão solene.
O dia da sua morte, 4 de Julho, é também o dia da cidade e, simultaneamente, feriado municipal. Em Julho de 2016, por ocasião dos 500 anos da beatificação da Rainha, o seu túmulo esteve aberto e a sua mão exposta para veneração dos crentes.

Figura religiosa, empreendedora e altruísta, D. Isabel de Aragão transformou a vida social, religiosa e até política da cidade de Coimbra na época. A sua família, descendente de cátaros, autorizou o casamento por procuração com o El-Rei D. Dinis, quando tinha apenas 11 anos de idade. Depois de Rainha, veio viver para Coimbra, em 1282, onde viria a protagonizar o célebre "Milagre das Rosas".
Segundo a lenda, D. Isabel saiu do palácio numa manhã de Inverno para distribuir pães aos mais desfavorecidos. Confrontada pelo seu esposo sobre o que levava no regaço, a rainha terá exclamado: "São rosas, Senhor! São rosas!". "Rosas, em Janeiro?", inquiriu D. Dinis. Nesse momento, a rainha expôs o regaço do seu vestido e nele havia apenas rosas, e nenhum sinal dos pães.

Apesar de nunca ter tomado os votos de clarissa, a “Rainha dos Pobres” viveu muito ligada a esta ordem religiosa, que habitava o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, e escolheu ser sepultada no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, algo verdadeiramente inédito numa época em que reis e rainhas eram sepultados juntos.
Intimamente relacionados com a Rainha Santa estão os Caminhos de Santiago de Compostela, que a mesma fez questão de percorrer por diversas vezes.

Todos os anos, cerca de mil peregrinos atravessam o concelho de Coimbra rumo a Santiago. Existem pontos de orientação por todo o concelho, inclusivamente, no centro da cidade (marcas de bronze no chão com o símbolo de Santiago – a concha), num total de 120 pontos, desde o Orelhudo (extremo sul) até Trouxemil (extremo norte). O Mosteiro de Santa Clara-a-Nova é também albergue para peregrinos, algo que concerteza muito teria agradado à Rainha.