Portefólio de Práticas


Atividade
 dirigida a crianças em idade pré-escolar e familiares, sobretudo de 
etnia, contemplando atividades lúdico-pedagógicas em contexto de bairro,
 tendo como especial foco a promoção de competências comunicativas e 
linguísticas, bem como de relação interpessoal e social.                                                                                                   
                                                                         
                                                                        
                                                                        
                                      


Modalidade 
diversificada de organização do grupo-turma destinada a alunos do 1.º 
Ciclo com vista a superação de lacunas na área da leitura e da escrita.



Metodologia Farol, 
aplicada no 1.º ciclo, nos tempos de Apoio ao Estudo, que, através da 
constituição de grupos de homogeneidade relativa, fomenta práticas de 
diferenciação pedagógica.
                


Modalidade 
diversificada de organização do grupo-turma que consiste na criação de 
“Turmas Fénix” - ninhos nos quais são temporariamente integrados os 
alunos que necessitam de um maior apoio.


Modalidade
 diversificada de organização do grupo-turma que consiste na criação de 
uma turma a mais sem alunos fixos que agrega temporariamente alunos 
provenientes de duas a três turmas do mesmo ano de escolaridade e com 
níveis de proficiência, características ou interesses que permitam criar
 ambientes excelentes de aprendizagem. 

Apoio
 dirigido aos alunos que têm Português como Língua Não Materna e que vão
 chegando ao longo do ano letivo para integrar as turmas regulares, com 
foco na aprendizagem acelerada dos fundamentos da língua portuguesa, 
através de atividades de imersão linguística desenvolvidas numa “turma 
de acolhimento”.                                        


É um projeto de 
articulação entre ciclos, dirigido a todos os alunos do Pré-escolar e do
 1º CEB do Agrupamento. Os docentes afetos ao projeto dinamizam 
atividades experimentais nas escolas do Pré-escolar e do 1º CEB, 
contando com a colaboração dos educadores e docentes de todo o 
Agrupamento. 


Utilização de tablets como um recurso pedagógico e didático, motivador e potenciador do processo de ensino e de aprendizagem. 

O
 projeto é implementado em todas as turmas do 1º ciclo e visa dotar aos 
professores e alunos de ensinamentos que promovem a autorregulação dos 
seus comportamentos. As crianças integradas neste programa realizam o 
exercício diário da “prática central” que consiste na atenção plena no 
som e na respiração em três momentos ao longo do dia.

A
 presente medida aplica-se a todas as situações de ensino/aprendizagem e
 assenta no pressuposto que antes de avaliar para classificar é 
necessário avaliar para ensinar. A utilização do feedback, da 
autoavaliação e da avaliação entre pares no processo de avaliação das 
aprendizagens.


Conjunto de ações, no âmbito da prevenção do abandono escolar e da indisciplina em sala de aula, dirigidas aos alunos.


A “Turma Destak” 
consiste num concurso que decorre durante o ano letivo, entre turmas do 
2.º ciclo, do 3.º ciclo e secundário, para apurar a turma que se destaca
 em termos de comportamento, resultados escolares e participação em 
atividades Plano Anual de Atividades. 


Esta
 ação visa a aplicação da medida Tutoria como estratégia de apoio e 
orientação pessoal e escolar, entre um tutor e um tutorando, com vista 
não só o acompanhamento escolar, mas também o desenvolvimento pessoal e a
 realização do potencial do tutorando.

O
 GAME é um processo de gamificação e mobilização de pares para o 
sucesso. Esta ação consiste numa competição interturmas que visa a 
melhoria da assiduidade, pontualidade, comportamento e cumprimento de 
tarefas, por parte dos alunos, dentro e fora da sala de aula. 

Iniciativa
 que visa o desenvolvimento profissional dos professores envolvendo-os 
em atividades de observação mútua de aulas e de reflexão sobre as suas 
práticas. 

“Supervisão”,
 trabalho de articulação e colaboração entre pares são os objetivos 
desta iniciativa que envolve a observação mútua de aulas entre docentes 
da mesma área curricular/ano/ciclo.