junho 06, 2017

Ana Cristina Tavares hoje na nossa Escola com aula prática de Botânica com alunos do 5º ano



Ana Cristina Tavares

Ana Cristina Pessoa Tavares, doutorada em Biologia pela UC foi docente no Departamento de Botânica (1981-1992) e assistente convidada na Faculdade de Farmácia da UC (2002/2003).
Responsável pelo Serviço Educativo do Jardim Botânico (1997-2012) possui o Diploma Internacional “Educação em Jardins Botânicos” do Royal Botanic Gardens of Kew (Londres, 2002) e a Pós-graduação “Medicamentos e Produtos de Saúde à base de Plantas” Faculdade Farmácia da UC (2007), sendo colaboradora dos Centros de Estudos Farmacêuticos e de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.
Tem colaborado em Projetos de Investigação no âmbito da conservação, estudo e aplicação das Apiáceas (1) portuguesas e é membro do projeto europeu INQUIRE, de Educação em Jardins Botânicos.
Tem trabalhos publicados em revistas estrangeiras e nacionais sobre Educação em Jardins Botânicos e Biotecnologia das Plantas Aromáticas, sendo esta a sua principal área de investigação.
Na Imprensa da Universidade de Coimbra publicou os livros:
 Plantas Aromáticas e Medicinais do Jardim Botânico (2010)
Ritmos do Jardim Botânico (2011)
A alga que queria ser flor (2013)

 (1) Apiaceae é uma família de plantas dentro da classe Magnoliopsida (angiospermas), pertencentes à ordem Apiales, a qual inclui plantas conhecidas como a salsa, a cenoura, o aipó, a erva-doce, o cominho entre outros. São geralmente ervas, aromáticas, com caules geralmente ocos na região internodal, com canais secretores contendo óleos aromáticos e resinas, saponinas triterpenóides, cumarinas, poliacetilenos de falcariona, monoterpenos e sequiterpenos, com umbeliferosa (um trissacarídeo) como produto de reserva de carboidratos. Podem ser aquáticas, rupícolas ou terrícolas. Não é endêmica do Brasil. Anteriormente conhecida como Umbelliferae (ambos os nomes são autorizados pelo ICBN) e vernaculizado para umbelífera. Possui cerca de 300 géneros, contendo mais de 3000 espécies.