SAÚDE ORAL, BIBLIOTECAS ESCOLARES
Os destinatários do Projeto SOBE - Saúde Oral, Bibliotecas Escolares, têm agora, ao dispor, uma ferramenta essencial para desenvolverem as suas próprias ideias no âmbito da Saúde Oral: www.sobe.pt
Está a ser enviada, para todas as bibliotecas, uma chave de ativação que vai servir para que os professores e educadores se possam registar.
Após efetivação da conta, devem criar um nome de utilizador e uma palavra passe com que poderão aceder às diversas matérias.
A sua chave de ativação pode ser validada a partir de 18 de Setembro de 2012
Objetivos/Metas:
*Aumentar a qualidade da divulgação e informação sobre saúde oral
*Incrementar parcerias com as escolas e outras instituições
*Consciencializar as famílias para a importância desta área da saúde
*Fazer prevenção da saúde oral, cada vez mais precoce, junto das crianças de todo o tecido social
*Gizar estratégias de promoção da leitura e da escrita tomando como pretexto o desenvolvimento do programa de prevenção da saúde oral
Este projeto inicia-se no presente ano letivo e "consiste na distribuição de um Kit Bibliotecas para cada uma das 2300 bibliotecas escolares, abrangendo mais de 1.000.000 de crianças. O conjunto de materiais que compõe o Kit – escovas de dentes, fio dental, autocolantes, CD, fantoches, livros, entre outros – permite desenvolver unidades curriculares e projetos, exercitando a leitura, a escrita, as capacidades matemáticas e criativas e, simultaneamente, explorar o mundo da saúde oral, através da utilização de recursos e atividades divertidas, cruzando vários domínios de competência e de conhecimento.
O Kit Bibliotecas foi criado para trabalhar a temática da saúde oral de forma flexível e integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis, que o poderão utilizar como ponto de partida para o desenvolvimento de iniciativas muito diversificadas.
O Kit Bibliotecas constitui-se, deste modo, como uma base pedagógica de materiais didáticos com os quais os professores poderão dinamizar a saúde oral num contexto educativo e lúdico, na sala de aula e/ou nas bibliotecas escolares.
Todas as bibliotecas ao colaborarem com o projeto SOBE recebem uma placa Biblioteca promotora de sorrisos, com os logos de todas as entidades parceiras e colaboradores.
As escolas têm um importante papel interventivo junto da comunidade escolar e os alunos, em particular, podem ser excelentes divulgadores de boas práticas de saúde oral no seio das famílias. O SOBE constitui-se, assim, como uma iniciativa dinâmica, facilitadora da aprendizagem e promotora da universalização dos cuidados efetivos e da prevenção, no âmbito da higiene e saúde oral."
Para além desta informação que se encontra em destaque, neste momento, no portal RBE, encontram ainda mais informação sobre o projeto em:
Saúde oral: 2.500 kits a distribuir por um milhão de crianças ...
Um milhão de crianças frequentadoras das bibliotecas escolares vai ser abrangido pela oferta de 2.500 kits de saúde oral, iniciativa que, entre outros objectivos, visa aumentar a qualidade da divulgação e informação sobre saúde oral, avança a agência ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »
|
- Blogue PNL
- Penso que os kits só deverão chegar às escolas no final de outubro
- A Professora Bibliotecária
Maria Ivone Saraiva