O escritor António Torrado é candidato ao prémio ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil deste ano. A notícia surge uma semana antes de o lançar o seu novo livro infantil "Grandes Bigodes... e outra história".
O próximo livro de António Torrado faz parte da colecção de "... e outra história" publicada pela Civilização Editora, que já conta os títulos "Vamos contar um segredo... e outra história", "Uma história redonda... e outra história" e "Uma história assim... e outra história".
Com 40 anos de vida literária, António Torrado tem mais de uma centena de livros publicados, muitos dedicados à infância, e é pelo conjunto da obra nesta vertente que é o candidato de Portugal à sétima edição do prémio internacional.
O prémio, no valor de 20 mil euros, é atribuído pela Fundação SM, e destina-se a promover "o trabalho de escritores vivos com obra de reconhecida relevância literária dedicada a jovens e crianças", referiu a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB).
O vencedor será anunciado no final do ano na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.
António Torrado, distinguido em 1998 com o Grande Prémio Gulbenkian da Literatura Infantil, é autor de livros para a infância como "O Mercador de Coisa Nenhuma", "A Chave do Castelo Azul", "O Trono do Rei Escarimo e Outras Histórias" e "O pajem não se cala".
Em 2000 foi nomeado para o prémio Hans Christian Andersen e três anos depois criou a página "História do Dia", na qual disponibilizava uma história original contada pelo próprio.
por DN com Lusa