outubro 16, 2015

MARIA TERESA MAIA GONZÁLEZ CANDIDATA AO PRÉMIO ALMA

Maria Teresa Maia González encontra-se entre os 215 candidatos de 59 países nomeados para o Prémio ALMA – Astrid Lindgren Memorial Award 2016. Gerido pelo Swedish Arts Council, é o maior prémio internacional no espírito do fomento da literatura e da leitura para crianças e jovens.
Criado em homenagem à escritora sueca Astrid Lindgren, o prémio valoriza os princípios que estiveram subjacentes à sua obra e à sua vida: a salvaguarda dos valores democráticos, da paz, e ao mesmo tempo um profundo humanismo.
O prémio distingue toda a obra de um escritor, ilustrador, contador de histórias, promotor da leitura ou entidades com atividade no âmbito de uma promoção da leitura inclusiva.

A DGLAB é o organismo português que nomeia os candidatos para este prémio.
Para o Prémio ALMA de 2016, cujos nomeados foram ontem anunciados na Feira do Livro de Frankfurt, é candidata a escritora de livros infanto-juvenis Maria Teresa Maia González.
A sua obra valoriza princípios próximos aos que orientam o prémio e que regeram Astrid Lindgren: o realismo do quotidiano de crianças e jovens que é essencial mostrar, a literatura associada à criatividade dos argumentos. Nas suas obras expõe não só modelos de vida para todos os dias, como também os meios para os conquistar. Temas como a doença e a morte, o medo, o respeito pela natureza, a amizade percorrem as páginas dos seus livros, traduzidos para inúmeras línguas, com particular destaque para “A Lua de Joana”, que em Portugal vendeu já mais de 350.000 exemplares.
Até ao momento foram já candidatos ao ALMA a escritora Alice Vieira, o projeto Palavras Andarilhas, o Bibliomóvel de Proença-a-Nova, o projeto Planeta Tangerina, os escritores António Torrado e António Mota, e Margarida Botelho, com o projeto Poka Pokani.


Eis um dos livros muito requisitados na nossa  Biblioteca Escolar...