janeiro 24, 2018

Aula de Pintura...

Singela homenagem, a um pintor francês, considerado `rebelde´, mas com declaração artística... Com uma obra que conhecemos tão bem...

Édouard Manet (23/01/1832- 30/04/1883)
Pintura: "As Bolas de sabão" / "Boy blowing bubbles"
Técnica: Óleo sobre tela
Fundação Caloustre Gulbenkian 


Na obra executada em França em 1867, podemos observar um jovem de 12 anos, Léon-Édouard Koella, - considerado por alguns historiadores como sendo o filho do artista – no preciso momento em que lança uma bola de sabão.
Em várias obras de Manet podemos constatar a presença deste mesmo jovem, a qual atravessa vários anos da produção do artista.
Contudo, à escolha da representação desta acção está associada a alegoria do tema da `vanitas´, ou seja, o sentido da existência efémera do homem.
Embora a simbologia do tema retratado seja de extrema relevância, a verdade é que esta não se sobrepõe à qualidade plástica e aos valores expressivos da obra. A figura, pintada num estilo livre e directo, acentuada por um contraste entre o claro das roupagens e o escuro do fundo, encontra-se bem recortada, salientando a própria acção.
Nesta obra, sentimos que a intenção do artista não consiste em recriar a realidade mas, acima de tudo, afirmar a percepção sensorial da cena e a sua subjectividade como fonte de expressividade – valores que estarão na base do Impressionismo.
Não é de excluir, também, a hipótese de o quadro poder constituir uma reflexão do autor sobre a perenidade da arte...

Imagem da net