Aprendizagem, TIC e Redes Digitais
Nos anos oitenta do séc. XX foi lançado um grande projeto de
introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas
escolas.
O Projeto Minerva, que decorreu entre 1985 e 1994, constituiu o
primeiro e mais amplo projeto alguma vez realizado em Portugal na área
das TIC, envolvendo escolas de todos os níveis de ensino, institutos
politécnicos e universidades, na promoção da utilização do computador
como uma ferramenta educacional.
Com um percurso de trinta anos no sistema educativo português, as TIC
continuam a ser um desafio permanente, quer pelo surgimento de novas
plataformas, aplicações ou dispositivos móveis, quer pela discussão
sobre as suas vantagens e formas de operacionalizar e mobilizar
estratégias para a sua utilização, como verdadeiras ferramentas de
aprendizagem.
Os projetos, programas e iniciativas que têm sido implementados nas
últimas décadas, nacional e internacionalmente, destacam a importância
cada vez maior da utilização das TIC em contexto educativo com o
objetivo fundamental de inovar as práticas, tornando-as mais atuais e,
sobretudo, que tenham uma influência positiva relevante nas
aprendizagens dos alunos.
O desenvolvimento de projetos inovadores centrados na promoção e
aquisição de competências digitais potenciam a melhoria das
qualificações dos cidadãos nas e para as TIC, contribuindo para uma
sociedade digital mais inclusiva e reduzindo as desigualdades de forma a
promover a participação mais autónoma.
O ensino da computação e da linguagem de programação gráfica, desde
os primeiros anos de escolaridade, ajudam a desenvolver o pensamento
criativo, a literacia digital e a adquirir conceitos matemáticos e
computacionais.
A discussão em torno da temática abrange diversas dimensões:
histórica, axiológica, escolar, curricular, didática, contextos de
aprendizagem e formação de professores, nas quais intervêm questões como
a igualdade de oportunidades e a inclusão, a literacia digital, a
segurança, a utilização das TIC nas diferentes disciplinas, estilos de
aprendizagem e estilos de ensino, gestão e sustentabilidade das
tecnologias nas escolas. (...)