Portefólio de Práticas
Atividade
dirigida a crianças em idade pré-escolar e familiares, sobretudo de
etnia, contemplando atividades lúdico-pedagógicas em contexto de bairro,
tendo como especial foco a promoção de competências comunicativas e
linguísticas, bem como de relação interpessoal e social.
Modalidade
diversificada de organização do grupo-turma destinada a alunos do 1.º
Ciclo com vista a superação de lacunas na área da leitura e da escrita.
Metodologia Farol,
aplicada no 1.º ciclo, nos tempos de Apoio ao Estudo, que, através da
constituição de grupos de homogeneidade relativa, fomenta práticas de
diferenciação pedagógica.
Modalidade
diversificada de organização do grupo-turma que consiste na criação de
“Turmas Fénix” - ninhos nos quais são temporariamente integrados os
alunos que necessitam de um maior apoio.
Modalidade
diversificada de organização do grupo-turma que consiste na criação de
uma turma a mais sem alunos fixos que agrega temporariamente alunos
provenientes de duas a três turmas do mesmo ano de escolaridade e com
níveis de proficiência, características ou interesses que permitam criar
ambientes excelentes de aprendizagem.
Apoio
dirigido aos alunos que têm Português como Língua Não Materna e que vão
chegando ao longo do ano letivo para integrar as turmas regulares, com
foco na aprendizagem acelerada dos fundamentos da língua portuguesa,
através de atividades de imersão linguística desenvolvidas numa “turma
de acolhimento”.
É um projeto de
articulação entre ciclos, dirigido a todos os alunos do Pré-escolar e do
1º CEB do Agrupamento. Os docentes afetos ao projeto dinamizam
atividades experimentais nas escolas do Pré-escolar e do 1º CEB,
contando com a colaboração dos educadores e docentes de todo o
Agrupamento.
Utilização de tablets como um recurso pedagógico e didático, motivador e potenciador do processo de ensino e de aprendizagem.
O
projeto é implementado em todas as turmas do 1º ciclo e visa dotar aos
professores e alunos de ensinamentos que promovem a autorregulação dos
seus comportamentos. As crianças integradas neste programa realizam o
exercício diário da “prática central” que consiste na atenção plena no
som e na respiração em três momentos ao longo do dia.
A
presente medida aplica-se a todas as situações de ensino/aprendizagem e
assenta no pressuposto que antes de avaliar para classificar é
necessário avaliar para ensinar. A utilização do feedback, da
autoavaliação e da avaliação entre pares no processo de avaliação das
aprendizagens.
Conjunto de ações, no âmbito da prevenção do abandono escolar e da indisciplina em sala de aula, dirigidas aos alunos.
A “Turma Destak”
consiste num concurso que decorre durante o ano letivo, entre turmas do
2.º ciclo, do 3.º ciclo e secundário, para apurar a turma que se destaca
em termos de comportamento, resultados escolares e participação em
atividades Plano Anual de Atividades.
Esta
ação visa a aplicação da medida Tutoria como estratégia de apoio e
orientação pessoal e escolar, entre um tutor e um tutorando, com vista
não só o acompanhamento escolar, mas também o desenvolvimento pessoal e a
realização do potencial do tutorando.
O
GAME é um processo de gamificação e mobilização de pares para o
sucesso. Esta ação consiste numa competição interturmas que visa a
melhoria da assiduidade, pontualidade, comportamento e cumprimento de
tarefas, por parte dos alunos, dentro e fora da sala de aula.
Iniciativa
que visa o desenvolvimento profissional dos professores envolvendo-os
em atividades de observação mútua de aulas e de reflexão sobre as suas
práticas.
“Supervisão”,
trabalho de articulação e colaboração entre pares são os objetivos
desta iniciativa que envolve a observação mútua de aulas entre docentes
da mesma área curricular/ano/ciclo.