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agosto 11, 2016

Análise da obra:"O Homem Vitruviano", de Leonardo da Vinci

O nome “Homem vitruviano” deriva de um trabalho realizado pelo arquitecto romano  Marcus Vitruvius Pollio que apresentou um estudo matemático no século I a. C. Nesse estudo Vitruvius descreve, num Tratado de Arquitectura, as proporções ideais do corpo humano masculino. As proporções são perfeitas e expressam o ideal clássico da beleza. As posições dos braços e pernas expressam quatro posturas diferentes, inseridas num círculo e num quadrado, ao mesmo tempo. Expressa o conceito da “Divina Proporção” que se fundamenta numa das leis que regem o equilíbrio dos corpos, a harmonia das formas e dos movimentos. E esse conceito pode ser estendido ao Universo como um todo. Isso pode ser observado no mundo que nos cerca. Assim, quando achamos algo bonito, harmonioso, significa que essas formas obedecem a uma regra geométrica especial chamada proporção áurea.
 Marcus Vitruvius Pollio descreve no terceiro livro de sua série de dez livros intitulados De Architectura as proporções do corpo humano masculino. Eis algumas:
  • O comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços)  é igual à sua altura.
  • A distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem.
  • A distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem.
  • A distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem.
  • O comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem.
  • A distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem.
  • A distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem.
  • A distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem.
  • O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem.
  • A distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto.
  • A distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto.
  • O comprimento da orelha é um terço do da face.
  • O comprimento do pé é um sexto da altura.
O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano, no século XV, por Leonardo e outros, é considerado como uma das grandes realizações que levam ao Renascimento italiano.
Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci é usado como referência estética de simetria e proporção em todo o  mundo. Mas não pode ser qualquer homem, ele deverá ter proporções bem específicas:
  • Face - do queixo ao topo da testa = 1/10 da altura do corpo.
  • Palma da mão - do pulso ao topo do dedo médio = 1/10 da altura do corpo.
  • Cabeça - do queixo ao topo = 1/8 da altura do corpo.
  • Base do pescoço às raízes do cabelo = 1/6 da altura do corpo.
  • Meio do peito ao topo da cabeça = 1/4 da altura do corpo.
  • Pé = 1/6 da altura do corpo.
  • Largura do peito = 1/4 da altura do corpo.
  • Largura da palma da mão = quatro dedos.
  • Largura dos braços abertos = altura do corpo.
  • Umbigo = centro exacto do corpo.
  • Base do queixo à base das narinas = 1/3 da face.
  • Nariz - da base às sobrancelhas = 1/3 da face.
  • Orelha = 1/3 da face.
  • Testa = 1/3 da face.
O desenho original do Homem Vitruviano faz parte da “Gallerie dell’Accademia” em Veneza, Itália.

O Homem Vitruviano
Retrato de Leonardo da Vinci -Francesco Melzi