por Isabel Nina |
A presente comunicação tem como principais objetivos evidenciar a
importância da formação, do trabalho articulado e colaborativo na área
da Educação para os Média e apresentar algumas boas práticas, promovidas
em diferentes contextos de intervenção, de entre os quais se destaca o
da biblioteca escolar.
O Programa da Rede de Bibliotecas Escolares alicerça o seu trabalho em três documentos estruturantes – o Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar, o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e o Quadro Estratégico 2014-2020 – todos eles destacando a importância da formação para as literacias da leitura, dos média e da informação.
No Aprender com a Biblioteca Escolar, referencial orientador das
aprendizagens específicas a promover pela biblioteca escolar, a
literacia dos média surge como uma das três literacias basilares. No
entanto, tem-se vindo a constatar que desde o início da fase
experimental da implementação daquele referencial, no ano letivo de
2012-2013, até à sua generalização, no ano letivo de 2015-2016, a
literacia dos média é a menos dinamizada. Ora, foi precisamente este
problema que nos fez despertar para a necessidade de compreender o
motivo de tal situação e, posteriormente, contribuir para a sua
melhoria.
Dada a publicação, em 2014, do Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário, colocou-se-nos outra questão: por que não fomentar o diálogo entre os dois referenciais, tendo em conta que ambos se complementam?
(...) procurámos promover ações que conciliassem os dois
referenciais e potenciassem o trabalho articulado entre a biblioteca
escolar e a sala de aula, pelo que apresentamos sumariamente algum do
trabalho desenvolvido nesta área e que foi muito gratificante.
Parabéns à nossa Coordenadora Interconcelhia!